Entre Nós

Persistência e força de vontade. O segredo do sucesso

Trajano Budola / Alep
3 min de leitura
438 visualizações
joão ricardo antes e depois
João com 125 kg e depois com 75 kg Foto: João Ricardo

Às vezes é preciso um empurrãozinho para iniciar aquele plano que nunca sai do papel. Ou, se não se tem um plano, é preciso um sacode pra se criar um projeto, nem que seja emergencial. Foi o que aconteceu com o João Ricardo da Silva, assessor do gabinete do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Antes de completar 40 anos, se olhou no espelho do vestiário em uma ida ao clube e enxergou 100 quilos de peso distribuídos nos seus 1,70 de altura. Não é preciso ser nutricionista para concluir que a equação não é exatamente a ideal. Ricardo tomou o sacode, levantou e planejou a volta por cima. E ela veio.

Dois anos depois, a partir do primeiro dia do retorno das férias de 2017, o ex-sedentário se entregou a uma rotina de treinos de corrida e musculação que lhe enxugaram nada mais, nada menos, que 25 quilos.

É um novo Ricardo, com foco no exercício e a mente apontada para a evolução nas provas de maratona. Pra mostrar que não é moda, ele se preparou dedicadamente e com afinco exemplar para uma das mais difíceis do país, inclusive, a Mizuno Uphill. São15 quilômetros morro acima nas curvas da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Dieta também está no pacote - Ele trocou o churrasco, os doces e refrigerantes, por uma alimentação balanceada, com suplementos e supervisão profissional. “Eu comia demais, tomava muito refrigerante. Meu prato era uma ‘montanha’, acompanhado de duas latas de Coca-Cola”, conta. “No começo eu só caminhei, um mês, dois meses. Depois passei para as corridas de leve e parti para a minha primeira prova de corrida já na sequência”.

Neste princípio, o sofrimento dos cinco quilômetros da corrida Revezamento Entre Parques, em Curitiba, sobre os 95 quilos que ainda estavam acumulados, não o fez desistir.

Ter completado o desafio só o fez tomar coragem para percursos extensos que lhe renderam a conquista de meias-maratonas e sua primeira maratona completa, com 42 quilômetros, em São Paulo. “O tempo ainda não é o ideal, mas alcancei a linha final”, justifica o, agora, atleta. “Para quem saiu de uma vida sedentária, correr uma maratona com dois anos de treino, é um grande feito”, diverte-se. Tem apoio da família e a motivação pelas metas, cada vez mais ambiciosas, acaba dando exemplo para a esposa e os filhos. Eles acompanham Ricardo nas provas e também participam das que conseguem. “Meu filho mais novo já está no atletismo da escola”, explica.

O recado que Ricardo dá para as pessoas que têm o sonho, mas ainda não colocaram o projeto em prática, é simples: “Vai firme, com persistência e coragem, sem dar bola para a crítica. Pé na tábua e vamos em frente”. É isso aí, Ricardo! 

 

Se você tem uma história bacana para compartilhar, fotos ou sugestões, fale com a gente entrenos@assembleia.pr.leg.br 

Compartilhar: