Prevenção de acidentes domésticos com idosos marca a primeira semana de junho no Paraná Lei de autoria do deputado Reichembach destaca ações para evitar quedas e outros incidentes envolvendo pessoas acima dos 60 anos

31/05/2021 13h48 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
O início do mês de junho é marcado pela Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná.

O início do mês de junho é marcado pela Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

O início do mês de junho é marcado pela Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná.

Desde 2017, o início do mês de junho marca a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná (lei 18.952/2017). A lei, de criação do deputado Reichembach (PSC), propõe orientar e difundir medidas que evitem quedas e outros tipos de incidentes dentro de casa envolvendo pessoas acima dos 60 anos de idade durante a primeira semana do mês. 

Reichembach afirma que durante a pandemia os cuidados devem ser redobrados. “Os acidentes domésticos mais graves podem ter consequências sérias, pois podem aumentar o risco de uma internação justamente neste momento em que a capacidade dos hospitais já está esgotada. Por isso, precisamos dar ainda mais atenção ao nosso lar, para que seja um local seguro para todos, especialmente aos idosos”, ressalta. De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2020 foram contabilizadas mais de 300 mil internações em função dos acidentes domésticos.

Segundo dados da USP (Universidade Federal de São Paulo), 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. No período de pandemia e isolamento social, o número chegou a 30%, o que demonstra a necessidade de adotar e difundir medidas que evitem este tipo de acidente.

QUEDAS – Tapetes, escadas, fios soltos e pisos escorregadios no banheiro são os grandes vilões no que diz respeito a quedas dentro de casa. Vale a pena observar os riscos de tombos, tropeços e outros tipos de acidentes, como queimaduras, por exemplo.

"Evitar os acidentes domésticos reduz o sofrimento dos idosos, dos familiares, o gasto financeiro com medicação e possíveis cuidadores, e também a sobrecarga do sistema de saúde no caso de uma internação que poderia ter sido evitada”, afirma Reichembach.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação