Projeto de lei que tramita na Alep milita pela prevenção de acidentes domésticos com idosos

10/08/2016 15h23 | por Jaime S. Martins
Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

Deputado Wilmar Reichembach (PSC)Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

Foi protocolado no último dia 3 na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei nº 403/2016, do deputado Wilmar Reichembach (PSC), que visa a criação de um Programa Estadual de Orientação Contra Acidentes Domésticos com Idosos e institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, a ser realizada na primeira semana do mês de junho.
Pela proposta, as ações para prevenção desses acidentes deverão ser divulgadas nas unidades de saúde, casas de repouso, hospitais e demais espaços de convivência comunitária. O deputado lembra que ações simples, como a fixação de barras de apoio em diversos pontos das habitações, além da instalação de pisos antiderrapantes, já podem contribuir e muito para a diminuição dos casos de acidentes.
“As estatísticas mostram que há um número muito grande de idosos envolvidos em acidentes dessa natureza. Segundo o Ministério da Saúde, 70% desses acidentes acontecem dentro de casa. Desse percentual, 30% levam a óbito, por lesão cerebral, lesão de medula, fratura de fêmur e de bacia”, relatou. “Essa campanha visa uma integração das secretarias de Estado, orientando sobre procedimentos simples que podem levar a resultados importantes que, com certeza, vão evitar o sofrimento das famílias e evitar maiores gastos na saúde pública”, completou.
O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, antes de seguir para as demais comissões temáticas da Casa e ser apreciado no Plenário, pelos demais parlamentares.

 

 

Ouça o Podcast relacionado



 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação