Projeto estabelece a criação do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz no Paraná

06/09/2011 09h56 | por Nádia Fontana
Deputado Pericles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia

Deputado Pericles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Créditos: Nani Gois/Alep

Deputado Pericles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia
Respeitar a vida e a diversidade, bem como fortalecer a democracia, são objetivos do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz), cuja criação é uma iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT), encampada pelos demais deputados que integram a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa. Assim, um projeto de resolução prevendo a instituição desse Conselho, com atribuições de “formular diretrizes e sugerir a promoção de atividades que visem às manifestações comunitárias e parlamentares pela paz”, foi apresentado na sessão plenária do último 31 de agosto. A matéria passa agora a ser apreciada pelas comissões técnicas do Legislativo.
Péricles de Mello, presidente da Comissão de Cultura, ao discursar no Plenário, explicou que a intenção é contribuir para a promoção de políticas públicas que incentivem a tolerância entre as pessoas, para que todos convivam em paz, em um mundo cada vez mais diverso, de culturas, tradições e costumes distintos. A ideia, segundo o parlamentar, é estimular o respeito à vida, o fim da violência e da intolerância. “A violência é sempre apontada como um dos principais problemas a serem enfrentados por nossas cidades. Depois da saúde, questões relacionadas à violência e à droga aparecem como as mais graves a serem superadas”, frisou.
Audiência - A proposta começou a ser discutida ainda no ano passado. Inclusive, uma audiência pública foi realizada na Assembleia, para formatar as diretrizes do ConPaz. Além das ações já citadas, o projeto também prevê a criação da Semana da Cultura de Paz e a instituição de um prêmio para fomentar ações pacificadoras.
O Conselho será formado por deputados, representantes de entidades religiosas, de conselhos estaduais, integrantes do Poder Executivo e sindicatos patronais e de trabalhadores. “O tema é mais do que atual e deve ser debatido com todos os setores da sociedade, nas escolas, com os jovens e principalmente entre nossos governantes”, complementou Péricles.
Unesco- O deputado reforçou ainda que o projeto foi construído com base no movimento criado pela Unesco, órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU), ao declarar o período de 2001 a 2010 a Década Internacional por uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo. “Com o ConPaz podemos seguir as linhas definidas pela Unesco para promover a Cultura de Paz no Paraná, relacionadas à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos, baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento. Uma cultura que respeite os direitos individuais e que procure resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, para tonar a violência inviável”, acrescentou. Além de Péricles, integram a Comissão de Cultura os seguintes parlamentares: Rasca Rodrigues (PV), Marla Tureck (PSC), Teruo Kato (PMDB), Bernardo Carli (PSDB), Nelson Justus (DEM) e Caíto Quintana (PMDB).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação