Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Projeto que consolida estadualização da Faculdade Luiz Meneghel, de Bandeirantes, foi aprovado na CCJ

Das três mensagens governamentais constantes na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa para a sessão desta terça-feira (25), duas foram aprovadas e uma teve a votação adiada. Foi aprovado o projeto de lei nº 600/2015, que altera a Lei nº 15.464/2007, que trata da estadualização da Fundação Faculdade Luiz Meneghel, situada no município de Bandeirantes, mediante sua incorporação à Universidade Estadual do Norte Pioneiro. A medida atende disposições de Termo de Ajustamento de Conduta para consolidação definitiva da estadualização do patrimônio da Faculdade, além de regularizar a situação trabalhista dos agentes universitários e professores que trabalham no campus de Bandeirantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Foi também aprovado o projeto de lei nº 599/2015, que revoga a Lei nº 17.462/2013, que autorizou a cessão de uso de imóvel à Sociedade Árabe de Beneficência, para a construção e implantação do Hospital Sírio Libanês do Paraná. E em atenção a pedido de vista formulado pelo deputado Péricles de Mello (PT), teve votação adiada o projeto de lei nº 39/2015, que autoriza a construção de empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia. A proposta revoga o artigo 3º da Lei nº 17.948, de 10 de janeiro de 2014, sob o argumento de que ele invade competência exclusiva da União ao atrelar o início da construção das obras ao pagamento de prévia e justa indenização. Assim, o Executivo adota o entendimento do Supremo Tribunal Federal, de que a indenização se fará por ocasião do início da construção, com a perda da posse pelo proprietário.

Emendas – Três emendas de plenário foram aprovadas pela comissão na sessão realizada no início da tarde: uma delas apresentada ao projeto de lei nº 311/2015, do deputado Guto Silva (PSC), dispondo sobre a divulgação de informação referente à movimentação financeira dos concursos públicos estaduais; outra ao projeto de lei nº 285/2015, de autoria do deputado Evandro Araújo (PSC), alterando texto da lei de criação dos municípios de Floresta e de Itambé, com o objetivo de corrigir nomenclatura de divisão territorial; e a última incidindo sobre o projeto de lei nº 64/2015, de autoria do deputado Professor Lemos (PT), concedendo o título de Capital da Torneira ao município de Loanda.

Também entre as proposições aprovadas estão o projeto de lei nº 509/2015, da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), concedendo o título de Cidadão Honorário do Paraná a Wagner Tadeu dos Santos Gaby, e o projeto de lei nº 383/2015, de autoria do deputado Dr. Batista (PMN), criando o programa de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O projeto de lei nº 439/2015, assinado pelos deputados Guto Silva, Paranhos, Marcio Nunes, Claudio Palozi, Gilson de Souza, Claudia Pereira, Cobra Repórter, Hussein Bakri, Wilmar Reichembach, Alexandre Guimarães, Missionário Ricardo Arruda e Evandro Araújo, todos integrantes da bancada do PSC, instituindo a politica de compensação para incentivo à geração e aproveitamento da energia solar no Estado, teve a votação adiada em função de pedidos de vista formulados pelos deputados Péricles de Mello, Edson Praczyk (PRB), Tiago Amaral (PSB) e Fernando Scanavaca (PDT).

O mesmo ocorreu com o projeto de lei nº 452/2015, de autoria do deputado Gilberto Ribeiro (PSB), instituindo a obrigatoriedade de reserva mínima de 5% de vagas de trabalho para mulheres na área da construção civil em obras públicas. E o projeto de lei nº 331/2015, de autoria do deputado Requião Filho (PMDB), estabelecendo normas para licitação e contratação pela administração pública no âmbito dos poderes do Estado de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda, foi rejeitado pela comissão.

 

 *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação