Reni Pereira Denuncia Um "ferreirinha Contábil"

27/06/2007 18h58 | por Sonia Maschke / (41) 3350-4193
Segundo o deputado, houve duas publicações do balanço no Diário Oficial. Uma no dia 30 de janeiro e outra, com informações diferentes, no dia 15 de junho. Citando notas taquigráficas da audiência pública do 3º quadrimestre do ano passado, o deputado relembrou que o governo, através do diretor da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno, informou que havia suficiência de caixa de R$ 12 milhões, comprovando que o estado cumpriu rigorosamente a Lei de responsabilidade fiscal.No dia 30 de janeiro, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi publicado no Diário Oficial o demonstrativo dos relatórios do orçamento e de gestão fiscal de 1 º de janeiro a 31 de dezembro de 2006 e lá estavam previstos créditos a receber de R$ 195 milhões, incluídos os R$ 165 milhões dos créditos que o Estado ainda não recebeu. “Eu disse que estava disposto a encontrar uma saída técnica. Porém, o governo estava disposto a encontrar uma saída mandraque, mágica”, diz Reni Pereira. “Zombaram com este poder, com os deputados e com o povo do Paraná”, indigna-se Reni Pereira, após verificar uma nova publicação dos demonstrativos com valores totalmente diferentes. “No Diário Oficial do dia 15 de junho publicam outro relatório, outro balanço, em que, misteriosamente, somem os R$ 195 milhões. Os créditos sumiram do orçamento do estado. Os 12 milhões que Nestor Bueno falou que era dinheiro que estava no Banco do Brasil, na verdade, viraram R$ 291 milhões e misteriosamente sumiram das obrigações R$ 620 milhões de uma dívida com a Paraná Previdência. É muito grave o que ocorreu”, concluiu.O deputado Élio Rusch (DEM) questionou a seriedade da audiência pública para prestação de contas. “Gostaríamos de saber qual a engenharia usada para esse saldo no balanço. Se os números eram preliminares, não precisava ter feito a audiência pública. A prestação de contas tem que ser verdadeira. Não se pode brincar com o legislativo”, ressaltou.Rusch afirmou que a Oposição sempre apontou divergências nos números apresentados pelo governo. “Seria necessária uma auditoria nas finanças do Estado pela Secretaria do Tesouro Nacional para ver quem está com a razão”.Segundo o líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a suspeita de não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal vai complicar a situação do governo do Estado. “Gastaram mais do que poderiam nas eleições e efetuaram um suposto crédito fantasma. Depois deixaram de contabilizar a dívida com a Paraná Previdência (R$ 620 milhões). Não cumpriram a LRF e as penalidades são duríssimas, inclusive a possibilidade do Governo Federal barrar os recursos para o estado”, alertou Rossoni.