Schiavinato destaca promoção da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Microcefalia

20/04/2018 17h22 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Schiavinato (PP).

Deputado Schiavinato (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Schiavinato (PP).

Acontece na última semana do mês de abril a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Microcefalia no Estado do Paraná. A campanha de saúde é garantida pela Lei 18.873/2016, de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP). Em Toledo, município que é representado pelo parlamentar, ações serão realizadas com as gestantes com o objetivo de promover maior conscientização sobre os cuidados com a saúde do bebê.

O ginecologista e obstetra Edu Henrique de Azevedo explica que a microcefalia é uma má formação congênita, onde o tamanho do crânio é menor do que da população em geral, podendo afetar a massa encefálica. “É muito variável, mas a microcefalia pode ser acompanhada de epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, além de problemas de visão e audição”.

Ele explica que essa condição pode ter várias causas como as virais, má formação do sistema nervoso central, zika, desnutrição, exposição às drogas, álcool ou algumas doenças como rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus. “Algumas causas são evitáveis, por isso é importante investir na prevenção. A melhor é a gestação planejada, com exames pré-concepcionais, identificando e resolvendo possíveis problemas ou o pré-natal de qualidade o quanto antes”.

Esse é o objetivo da campanha. O deputado explica que ao estimular o debate sobre o assunto as informações se tornam mais abrangentes, alcançando muito mais pessoas. “Promovendo ações educativas conseguimos uma conscientização na população sobre a microcefalia e sua prevenção”, destaca.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação