Sessão solene na Assembleia Legislativa destaca os 46 anos de fundação da Federação Umbandista do Paraná

22/05/2014 19h28 | por Luiz Alberto Pena
IV Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

IV Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.Créditos: Reprodução site Iprade

IV Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.
Por proposição do deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene ao final da tarde desta quinta-feira (22), em seu Plenário, em homenagem ao 46º ano de fundação da Federação Umbandista do Estado do Paraná. Criada em 25 de maio de 1968, a FUEP tem sede em Curitiba e, nos termos do seu Estatuto, objetiva basicamente congregar e representar os templos religiosos umbandistas, seus médiuns e frequentadores, segundo os princípios morais, filosóficos, doutrinários e religiosos da umbanda, promovendo a mais estreita harmonia e fraternidade, sempre respeitando a diversidade das formas de culto.

Paulo Tharcicio Motta Vieira, diretor-presidente da FUEP, e André Luiz de Azevedo Moraes – o “Pai André de Xangô” – presidente do Conselho Deliberativo da Federação, compuseram a mesa diretora da solenidade, ao lado do proponente da homenagem, Péricles de Mello. André Luiz de Azevedo Moraes, aliás, que é também dirigente do Terreiro de Umbanda Tio Antonio, recebeu uma homenagem especial durante o evento, assim como Estela Proença Ferro, a “Mãe Estelinha de Oxum”, da Tenda Espírita São Sebastião, representada, na oportunidade, pelo “Pai Bitty”. Uma homenagem póstuma foi prestada também ao “Pai Andir de Souza”, da Tenda de Umbanda São Jorge Guerreiro, representado por Mara de Souza, a “Mãe Mara”. O Terreiro de Umbanda Pai Maneco foi também homenageado, e com ele a figura do preto-velho responsável pelo desenvolvimento do Pai Fernando de Ogum, representado na ocasião por Camila Guimarães, a “Mãe Pequena do Terreiro Pai Maneco”. O grupo Tambores do Paraná fez apresentações musicais ao longo de toda a cerimônia.

Em sua saudação, como proponente da homenagem, o deputado Péricles de Mello fez questão de ressaltar as contribuições dos umbandistas e de sua Federação para a afirmação de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e tolerante, inclusive com participação direta para a constituição do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz, a partir de iniciativa aprovada recentemente na Assembleia Legislativa. O parlamentar frisou que nunca faltou apoio da comunidade umbandista a este que pretende ser um grande movimento suprapartidário, livre, aberto a todos e empenhado na busca pela convivência harmônica entre as pessoas, pela prevenção e resolução não-violenta de conflitos, pela tolerância e pela solidariedade.

Uma “Carta Aberta dos Umbandistas do Estado do Paraná” também foi distribuída aos presentes na sessão solene, com protestos contra atos considerados ofensivos, intolerantes e discriminatórios contra as religiões de matriz africana, em casos de desrespeito ao Estado Democrático de Direito, ao direito constitucional à liberdade de crença, ao livre exercício dos cultos religiosos e à proteção aos locais de cultos. “Não é de hoje que as religiões de matriz africana sofrem com o desrespeito e perseguições”, registra o documento.

Princípios gerais
– Entre os princípios gerais consagrados pela FUEP estão justamente o respeito ao livre-arbítrio das pessoas; a preservação e o respeito à natureza do planeta; o desenvolvimento de ações e programas relacionados com o desenvolvimento social, cultural e educacional; bem como o apoio e o estímulo à preservação de valores culturais, sociais, étnicos e religiosos representativos do povo brasileiro.

A FUEP propõe também, entre outras práticas, o desenvolvimento de atividades de assistência médica, dentária, hospitalar e farmacêutica para atendimento dos seus associados e, em especial, das comunidades carentes; a criação de centros educacionais de natureza assistencial destinados à formação de crianças, jovens e adultos, em nível fundamental, profissionalizante e superior; e a prestação de assistência e conforto espiritual a todos que necessitem, sempre de forma gratuita, por intermédio dos seus templos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação