Ademir Bier

Nascido na cidade gaúcha de Erechim em 31 de maio, Ademir Bier veio ainda muito jovem com sua família para Curitiba. Começou a trabalhar cedo, exercendo as funções de auxiliar de cartório, comerciante e corretor de imóveis.

Graduou-se em Administração de Empresas na década de 1970, época em que se casou com sua companheira, Roseli Bier. Desse matrimônio, resultaram dois filhos e três netos.

Em 1977, foi residir em Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, onde iniciou a sua carreira política. Eleito presidente do PMDB em dois biênios, compôs chapa vitoriosa no primeiro sufrágio direto daquele município (1985), na qualidade de vice-prefeito. Ao longo da mesma gestão, ficou responsável também pela Secretaria de Finanças e Administração.

Elegeu-se prefeito rondonense pelo PMDB no ano de 1992, cumprindo mandato entre janeiro de 1993 e dezembro de 1996. Sua administração até hoje é referência de lisura e competência em toda a região, com diversas obras que perduram até hoje. Por esse motivo, obteve 93% de aprovação popular ao final do mandato.

Nesse período, foi vice-presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Foi indicado pela mesma para atuar durante dois anos como conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), colaborando para o crescimento sustentável da região e a produção do conhecimento.

No pleito de 1998 foi conduzido à Assembleia Legislativa pelo PMDB, após ter o reconhecimento de seu trabalho traduzido em 23.359 votos de cidadãos satisfeitos com suas realizações.

Não poderia ser diferente em 2002, quando recebeu 33.237 votos e na suplência foi reconduzido à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Devido ao seu caráter e à seriedade com que sempre tratou o patrimônio público, Ademir Bier foi convidado pelo governador Roberto Requião para ficar à frente da direção administrativa e financeira da Ferroeste entre 2007/ 2008.

No início de 2009 Ademir Bier reassumiu sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Chegou ao seu quarto mandato, tendo conquistado 51.147 votos que lhe renderam a 23ª melhor votação entre os 54 deputados estaduais do Paraná (oitavo colocado entre os 13 eleitos pelo PMDB). Na referida ocasião, foi o mais bem colocado nas urnas de onze municípios e segundo lugar em outras dez cidades do estado.

Nas eleições de 2014, elegeu-se para o seu quinto mandato, com 45.699 votos, também pelo PMDB.

Sempre calcado nas pilastras do trabalho, da ética e da responsabilidade, foi presidente da Comissão de Finanças e vice-presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente em seu primeiro mandato, presidente da Comissão de Orçamento em seu segundo mandato, presidente da Comissão de Segurança Pública e vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicação em seu terceiro mandato e presidente da Comissão de Finanças (mais uma vez) em seu quarto mandato.

Entre 2013 e 2016, o deputado integrou a Mesa Executiva da Assembleia como 2º secretário para o exercício do biênio 2013/2014 e 2015/2016. Em quatro legislaturas, apresentou mais de oitenta projetos de lei de sua autoria, dos quais 50 foram aprovados em plenário, entre sancionados e promulgados. Destacam-se entre eles a estadualização do Colégio Agrícola de Palotina, que atua na formação profissional de centenas de jovens; a lei que proíbe o corte do abastecimento de água e do fornecimento de energia elétrica às sextas-feiras e vésperas de feriado, beneficiando milhões de paranaenses; e a proibição do corte de energia e água nas residências e empresas paranaenses às vésperas de finais de semana e feriados.

Foi Presidente da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio no Paraná. Com este trabalho, a população paranaense já tem a certeza de que os atuais contratos não serão renovados e que um novo modelo deve ser elaborado e licitado a partir de 2021 no Estado.

O deputado atuou como vice-presidente Nacional da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e presidente do Parlamento do Sul (Parlasul), que integra os legislativos estaduais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além disso, foram dezenas de indicações feitas em plenário e mais de quatrocentos requerimentos em mais de uma década de atuação parlamentar.

Outras obras importantes para a região Oeste encabeçadas pelo deputado foram os recursos destinados à Unioeste, especialmente para o Campus de Marechal Cândido Rondon, a duplicação da rodovia Cascavel/Toledo, a construção da rodovia Toledo/Marechal Cândido Rondon e a luta pela sua duplicação em execução.

Isso sem contar a garra e a determinação que tornaram o deputado conhecido nacionalmente, quando defendeu a não-privatização do Banco do Estado do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel, que graças ao empenho de Ademir Bier e seus companheiros não foi vendida. Com o mesmo empenho, mais recentemente encabeçou a luta pela implantação do subsídio como forma de remuneração de policiais militares e civis no estado do Paraná, valorizando os profissionais de segurança pública.

Entre 2019 e 2021 foi Diretor de Obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). De acordo com Ademir Bier, o objetivo do Governo do Estado e da Cohapar é retomar os programas habitacionais do Estado. Nos últimos anos a Cohapar tem sido um gerenciador dos programas federais. Agora, com nossa administração, a Companhia irá retomar os programas habitacionais. A Cohapar está voltando a ser executora de programas para a construção de casas para os paranaenses. Além de acompanhar de perto a execução dos conjuntos residenciais, fruto de parcerias entre municípios e Cohapar, o deputado Ademir Bier trabalhou no sentido de garantir a lisura na aplicação do dinheiro público do Estado.

Reassumiu o mandato de deputado Estadual pelo PSD em abril de 2021 com o falecimento do deputado Delegado Recalcatti (PSD).

Foi presidente da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Defesa do Consumidor, suplente da Comissão de Constituição e Justiça, membro da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, suplente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, membro da Comissão de Orçamento, suplente da vice-presidência da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos.

Exerceu o mandato até janeiro de 2022.

.



* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Ademir Bier
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação