PT
Ana Júlia

Ana Júlia Ribeiro é ativista da educação pública, estudante de direito na PUC-PR e de filosofia na UFPR. Foi eleita em 2022, aos 22 anos, como a deputada mais jovem da história do Paraná.
Aprendeu desde cedo com os pais trabalhadores, Seu Júlio e Dona Nina, que a luta se faz nas esferas públicas e que a democracia é um dos bens mais caros ao ser humano.

Começou sua militância na escola pública e se destacou nas ocupações secundaristas de 2016, organizadas pelos estudantes que se posicionavam contra a reforma do Ensino Médio, agora em curso. Ficou nacionalmente conhecida por seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, quando aos 16 anos enfrentou os deputados defendendo o movimento das ocupações secundaristas.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2018, a convite do presidente Lula, e em 2020 foi candidata à vereadora de Curitiba, quando assumiu a primeira suplência como a jovem mais votada de Curitiba. Em 2022, elegeu-se deputada estadual com 51.845 votos, exercendo o mandato nesta Casa Legislativa em defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e da juventude.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Ana Júlia
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação