Elio Rusch nasceu em 16 de maio de 1952, no município de Crissiumal (RS), e chegou ao Paraná em 1972. É filho de Alberto Augusto Rusch e Orminda Arndt Rusch, ambos in memorian, e casado com Alita Pedde Rusch, com quem tem dois filhos, Igor e Rogi, e os netos, Davi e Isis.

Com participação sempre ativa aos interesses da sociedade foi líder do movimento estudantil, presidindo a Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES), grêmios estudantis e integrando a diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundários – UPES.

Em 1976, atendendo ao convite de um grupo de amigos, concorreu a uma cadeira na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. Elegeu-se com expressiva votação. Em 1982 e 1988, se reelegeu como vereador mais votado. Presidiu a Câmara Municipal durante 7 dos 14 anos em que foi legislador do município e chegou a assumir interinamente o cargo de prefeito de Marechal Cândido Rondon, no ano de 1984.

Em 1990, foi candidato a deputado estadual e eleito pela primeira vez com mais de 15 mil votos, assumindo uma cadeira no Poder Legislativo. Atualmente Elio Rusch está no seu oitavo mandato.

A atuação séria em defesa das causas paranaenses e o apoio permanente aos grandes interesses do Estado conferiram a Rusch credibilidade e importantes ações no legislativo.

Uma de suas mais destacadas iniciativas foi a aprovação do projeto de lei que criou o Batalhão de Fronteira (1998), cuja implementação aconteceu em 2012, com sede em Marechal Cândido Rondon. O Batalhão hoje opera em 139 municípios e diariamente se tem notícia da boa atuação policial em defesa da população paranaense.

No campo político-partidário, Elio Rusch foi líder da bancada partidária na Assembleia Legislativa do Paraná, vice-líder do Governo e líder da Oposição.  Além disso, foi secretário-geral (1999-2011) do partido e presidente do Diretório Estadual do Democratas do Paraná (2011-2015). Na Assembleia Legislativa, o deputado também desempenhou várias funções de destaque, como vice-presidente, ocupando por diversas vezes a Presidência, participação em Comissões permanentes, presidindo a Comissão de Tomadas de Contas e Finanças, e também responsável pela relatoria do Orçamento Geral do Estado do Paraná, posição importante e de grande responsabilidade que ocupou durante oito anos.

Representante do povo do Paraná, em especial da região Oeste, onde está concentrada grande parte de sua base eleitoral, como também na Capital, Lapa, Quitandinha e Rio Negro, Elio Rusch sempre teve uma atuação nas mais diversas áreas, com foco nas necessidades dos municípios e em defesa do setor produtivo.

Elio Rusch compreende a atuação do parlamentar em três níveis: projetos macros, regionais e municipalistas. Os projetos macros se referem ao estado, com ações de impacto e relevância a todos os paranaenses. Os regionais requerem desenvolvimento integrado, com atuação junto às entidades representativas e defesa às causas de grupos locais. E o terceiro nível está relacionado ao trabalho direto aos municípios de base, focando em uma gestão municipalista.

Rusch também é defensor da livre iniciativa, da parceria público-privada e do direito à propriedade.

Homem de inúmeros reconhecimentos pela sociedade civil organizada, tem títulos de Cidadão Honorário de diversos municípios. Elio Rusch tem uma trajetória política aprovada e exercida com firmeza, através do trabalho comprometido com o progresso do Paraná.

Além de suas atribuições na vida pública, foi membro fundador da Câmara Junior Internacional (JCI) de Marechal Cândido Rondon, onde atualmente é Senador JCI.

 

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Elio Rusch
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação