Data de nascimento: 04/06/1983
Local de nascimento: Curitiba- PR
Bisneto do ex-governador do Paraná, Moysés Lupion e filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion e Denise Deboni. Casado com Maria Fernanda Gaudêncio, tem dois filhos.

Agropecuarista e empresário, graduado em Comunicação Social, mestre em política nas universidades Francisco de Vittoria (UFV) e Rey Juan Carlos, na Espanha. Em Washington concluiu o curso de especialização em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, pela Georgetown University e especializou-se em administração pública e governança na George Washington University. Foi o único brasileiro a fazer o curso e acompanhou a corrida presidencial americana entre o republicano John McCain, e o democrata Barack Obama, em 2008.


Há anos Pedro Lupion participa da política paranaense. Promoveu vários seminários de formação política em parceria com o instituto alemão Friedrich Naumann e a Juventude Democratas do Paraná, divulgando entre os jovens paranaenses a importância da participação política. 
 

Votação obtida na eleição de 2010: 37.304
Votação obtida na eleição de 2014: 63.580

Atuação Política

Deputado Pedro Lupion atua na região do Norte Pioneiro, Campos Gerais, Vale do Ivaí e Centro Oeste.

 

(Mandato 2014-2018)

• Líder do Governo Cida Borghetti na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)

• Ex-Presidente da Comissão da Agricultura da ALEP

•Vice-presidente das Comissões de Segurança Pública e Meio Ambiente

•Presidente da Comissão Temporária Especial que analisou mudanças no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná

Membro permanente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

•Membro permanente da Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa

•Relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 03/2012 que instituiu o subsídio como forma de remuneração da Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná.

•Relator Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 04/2013 que extingue a última hipótese constitucionalmente prevista, de voto secreto na Assembleia Legislativa do Paraná.

Defensor do PL que institui a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).

•Relator da Comissão Temporária que revisou o número de entidades declaradas de utilidade pública no Paraná, bem como os critérios para a concessão do Título.

Intermediou na ALEP em favor do Tribunal de Justiça do Paraná para criação da nova Vara da Comarca de Santo Antônio da Platina

 

*Autor de mais de 50 projetos de Lei, desses 40 já foram sancionados, transformaram-se em Leis, trazendo maior garantia jurídica aos paranaenses.

  

-Destaque para algumas Leis:

 *Lei 19489/2018 -Dispõe sobre os procedimentos e práticas a serem observados pela Polícia Militar do Paraná na reprodução de equídeos, de forma assistida ou natural, com finalidade de manutenção do plantel.

 *Lei 19369/2017 - Institui a região de Angra Doce como área de interesse turístico.

 *Lei 18669/2015 – Dispõe sobre obrigações e diretrizes a serem atendidas pelas transportadoras de animais vivos de interesse da defesa agropecuária com valor comercial agregado, e dá outras providências.

 *Lei 18007/ 2014 – Destina às mulheres vítimas de violência doméstica 4% das unidades de programas de loteamentos sociais e de habitação popular.*Lei Complementar nº 176- Dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e a consolidação das leis       estaduais.*Lei 17677/2013, que proíbe a cobrança de valores adicionais na matrícula ou mensalidade de estudantes portadores de síndromes.

 *Lei 17858/2013, que estabelece a Política de Proteção ao Idoso.

 *Lei 17560/2013, que institui o Programa de Primeiro Crédito à Juventude Rural PR.

 *Lei 17854/2013, garante ao acompanhante de um passageiro com deficiência o direito a desconto na passagem aérea.

 *Lei 17484/2013- Informações sobre a gratuidade de diplomas e histórico escolar.

 *Lei 17558/2013- Institui o Selo Jovem às entidades que se destacarem no desenvolvimento de projetos dirigidos à inserção do jovem na sociedade, em especial.

 *Lei 17365/2012, que obriga as instituições financeiras a informarem o consumidor sobre os descontos em caso de antecipação do pagamento de dívidas.

 *Lei 17387/2012, que institui a Medalha de Mérito Agropecuário Excelência da Produção.àquelas que se dedicam ao combate às drogas e à violência. *Lei 17098/2012 – Placas informativas referente a manutenção de brinquedos em parques de diversão. *Lei 17352 /2012 – Transparência na cobrança de dívidas.*Lei Nº 17142/2012 – Estabelece a Política Estadual de Apoio 

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Pedro Lupion
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação