50 mil textos inscritos no 1º Concurso de Redação da Alep serão corrigidos neste sábado (3) Mais de 100 professores farão as correções das redações, que mobilizaram alunos do Ensino Médio e Técnico de 132 colégios públicos de Curitiba.

30/08/2016 11h24 | por Kharina Guimarães
Concurso de redação da Assembléia Legislativa do Paraná.

Concurso de redação da Assembléia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Concurso de redação da Assembléia Legislativa do Paraná.

Uma grande força-tarefa acontece neste sábado (3) em mais uma etapa do 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A correção dos mais de 50 mil textos de alunos do Ensino Médio e Técnico da rede pública estadual de Curitiba exigirá uma preparação especial e muita dedicação dos professores. A iniciativa faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, uma parceria entre a Alep, o Grupo Eureka e a Secretaria de Estado da Educação, que ganha o reforço adicional do Centro Universitário Internacional Uninter.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), a união da iniciativa privada e de órgãos públicos reforça o trabalho para oferecer um ensino de qualidade aos estudantes na preparação para o Enem e para o vestibular. “É uma alegria poder contar com o apoio da iniciativa privada, que assim como a Assembleia, entende a importância de oferecer mais oportunidades aos alunos da rede pública”.

A primeira etapa do processo de correção das redações será uma capacitação dos mais de 100 avaliadores do Centro Universitário Internacional Uninter em conformidade com as exigências específicas do Exame Nacional do Ensino Médio, que atuarão justamente como corretores dos textos. Nesse momento, eles entrarão em contato com o tema proposto aos alunos e com os critérios estabelecidos para a correção. Os professores utilizarão a mesma metodologia adotada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O corretor age tecnicamente. Ele precisa despojar-se dos seus preceitos e das suas disposições e olhar o texto à luz dos critérios, das chamadas cinco competências que traduzem uma redação Enem. É um desafio e uma grande experiência profissional. Faço correção de textos há alguns anos, mas não desta feita. O volume é muito grande. É um desafio também porque é um processo preparatório. Nós queremos trabalhar pedagogicamente com o garoto e a garota que escreveu e participa do projeto”, explica o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka.

O primeiro critério é a norma culta, quando se avalia basicamente a concordância, a regência e a sintaxe. A segunda competência está relacionada ao tema, à adequação à proposta, a ter colocado no papel a compreensão do tema. Neste item, também é avaliado se o candidato produziu um texto dissertativo/argumentativo, já que outros tipos textuais não são aceitos. O critério três é a seleção dos argumentos, quais argumentos foram usados e se a argumentação é condizente com a proposta. A estrutura é a competência quatro. Os candidatos devem produzir, pelo menos, quatro parágrafos, o título é opcional, mas se feito, deve estar dentro da caixa de texto. O último critério é a proposta de intervenção. O corretor precisa perceber ao fim do texto se o candidato conseguiu propor algo para a situação/problema.

Além dos professores, a Uninter também disponibilizará a estrutura física da sede na Rua do Rosário, no Largo da Ordem, em Curitiba, para a correção dos textos. “Estamos vivendo um momento de unificação de forças em prol do bem comum”, afirma a professora Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação da Uninter.

Vencedores – O resultado do 1º Concurso de Redação da Alep será divulgado em outubro próximo. Os autores das redações selecionadas participarão de uma sessão plenária na Assembleia Legislativa e ainda terão os textos expostos no Espaço Cultural da Casa.

Todas as redações, devidamente corrigidas, serão devolvidas às escolas para que os alunos possam avaliar o desempenho e dedicar-se a superar as dificuldades. “Na medida em que ele tem essa possibilidade, de receber essa correção a dois meses do exame nacional, ele terá condições de melhorar. Ele não pode repetir a mesma atuação no Enem. Nós precisamos ter cuidado também com a legibilidade”, lembra Geronasso.

Alep no Enem – Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem e concursos vestibulares. Em 2015, foram transmitidas 364 aulas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição. Todo o material está disponível no site do projeto “Assembleia no Enem”.