Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

A arte ganha cada vez mais espaço na Assembleia Legislativa Espaço Cultural da Assembleia deve receber ainda mais eventos em 2016, contribuindo para valorização da arte e dos artistas paranaenses.

19/01/2016 09h54 | por Luiz Alberto Pena

Créditos: Dálie Felberg/Alep



“Mudar a cara da Assembleia. Dar-lhe nova roupagem, dinamizá-la, aproximando-a cada vez mais dos cidadãos”. O lema tem sido insistentemente repetido na Assembleia Legislativa desde a posse da sua atual Mesa Executiva, em 1º de fevereiro de 2015, convertendo-se em mantra com o lançamento do projeto “Cultura da Assembleia”, em 6 de abril, quando da abertura de uma exposição de obras do artista plástico Celso Coppio.

Naquela oportunidade o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), reforçou que o projeto “Cultura na Assembleia” tem como objetivo abrir espaço para a arte e para a cultura paranaense. “A Assembleia Legislativa é caixa de ressonância da sociedade civil organizada do estado do Paraná e não podemos nos alicerçar somente nas questões de ordem política. É fundamental enxergarmos um novo horizonte nessa Casa, abrindo a oportunidade para que possamos trazer artistas de destaque no nosso estado. E hoje estamos reiniciando as atividades culturais com um artista de renome internacional”, disse então, ao apontar que a mostra das pinturas de Coppio iniciava também naquele momento um processo de revitalização do próprio Espaço Cultural da ALEP.

O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário, disse por sua vez que a iniciativa integrava mais um dos importantes projetos de acesso e democratização da Assembleia, além de transformar o Poder Legislativo num ambiente para a manifestação dos artistas do estado. “Temos um local que pode muito bem ser utilizado para exposições, como está sendo feito a partir desta mostra. Nosso objetivo é incentivar e valorizar a nossa arte e permitir que as pessoas possam, ao visitarem a Assembleia, encontrar um espaço destinado à cultura”, afirmou o parlamentar. Plauto lembrou ainda que o projeto permite o encontro da população com os seus artistas, de forma gratuita, ampla e permanente. O próprio Celso Coppio foi na mesma linha de Plauto e ressaltou a importância de a Assembleia Legislativa voltar a ser mais um espaço para os artistas plásticos mostrarem seus trabalhos. “Sou dono de galeria e muitas pessoas passam pela minha porta e acabam não entrando porque acham que tem que pagar. E a arte precisa ser livre e aberta ao público, como acontece agora aqui na Assembleia, que é um espaço maravilhoso, por onde passam diariamente centenas de pessoas”, afirmou.

Prata da Casa – As sementes germinaram e não tardou para que fosse lançado o projeto “Prata da Casa”, voltado para a exposição de trabalhos artísticos de servidores do próprio Legislativo. Uma primeira mostra, em junho, reuniu trabalhos como o da jornalista e fotógrafa Dálie Felberg; do repórter fotográfico Nani Gois; do advogado e fotógrafo Bruno Zotto; da artista plástica e calígrafa Maeve Barbalho; e da designer e artista plástica Priscilla Malheiros. A segunda edição do projeto, lançada em fins de novembro, reuniu as pinturas das servidoras Ana Cristina Canoro e Daniela Maria Dumke, e também da deputada Maria Victoria (PP). A novidade nesta edição foi a apresentação musical das vocalistas Angélica Bueno e Sibele Kiss; do percussionista Luiz Fernando Feltran; e dos guitarristas Paulo Festa e Marcos Souza – tanto na abertura quanto no encerramento da mostra.

Arte na TV Assembleia – O mantra por horizontes mais artísticos na Assembleia também deu frutos na TV Assembleia, que fiel à orientação da nova direção da ALEP renovou a sua programação de modo a introduzir conteúdos afinados com esta nova perspectiva. Vem sendo assim com o programa “Autores Paranaenses”, que tem levado ao ar entrevistas descontraídas com talentos paranaenses que compõem hoje o primeiro time das letras nacionais, como Cristóvão Tezza e Laurentino Gomes. 

E vem sendo assim com o programa “Política & Viola”, atração apresentada pela dupla sertaneja Willian & Renan, que ao aliar música popular de qualidade a “causos” relatados de forma muito leve ou engraçada pelos próprios deputados estaduais, acabou se transformando na grande sensação da emissora. Com mediação da dupla sertaneja, semanalmente um deputado fala sobre sua vida, sua família, sua história, hobbies e afinidades, ao lado de um ou mais artistas especialmente convidados. Se de início alguns deputados ou artistas relutavam em aceitar o convite para participar do programa, hoje já há até lista de espera de interessados. Vingou, desta forma, o projeto idealizado pelo presidente da Assembleia, preocupado em garantir uma exposição mais informal ou “mais humana” dos parlamentares.

Livros na ALEP – O Espaço Cultural também foi palco de lançamentos literários, recebendo autores de diferentes gêneros ou especialidades. Caso, por exemplo, das jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner, que autografaram o livro-reportagem “Paraná Preto”, na tarde do dia 13 de maio – data em que se comemora no Brasil a abolição da escravatura. A obra promove um resgate histórico e um registro atual da luta das organizações e lideranças contra o racismo e a invisibilidade social.

“Reflexões da Economia Política para um Direito Econômico Brasileiro” foi outro livro lançado na ALEP em 2015, organizado pelos professores Pedro Augusto Cruz Porto e Paulo Ricardo Opuszka. Roberta Picussa, assessora parlamentar da Presidência da Assembleia e mestre em Políticas Públicas, participa da obra com um estudo sobre a criação da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

“Essas e outras experiências foram novidades importantes aqui na Assembleia em 2015. Elas contribuíram para arejar o ambiente político que às vezes pode ser ‘carregado’ ou ‘pesado’, como se costuma dizer. Ficamos felizes em apoiar a nossa arte e a cultura, contribuindo para que nossos artistas ganhem em visibilidade e prestígio. Somos também muito gratos a esses artistas, que com suas presenças aqui fazem da nossa Assembleia um lugar muito mais bonito e agradável”, resumiu o presidente Traiano.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação