Barbosa Ferraz é oficialmente reconhecida como a “Capital do Crochê” no estado do Paraná. A Lei Estadual nº 18903 acaba de ser sancionada pelo governador Beto Richa e publicada no Diário Oficial. Proposto pelo deputado Evandro Araújo (PSC), o projeto de lei nº 654/2015 reconhece a importância da atividade na geração de empregos e no fomento à economia do município. A atividade do crochê emprega e gera renda há 20 anos para cerca de 3 mil pessoas no município de Barbosa Ferraz, cidade de 12 mil habitantes situada a 443 quilômetros de Curitiba.
O título, segundo o deputado, valoriza e chama a atenção do turismo e também atrai compradores e investimentos para a região. Moradores de municípios próximos também vivem da atividade, produzindo para as empresas de Barbosa Ferraz. “Uma atividade que começou despretensiosamente hoje fomenta a economia da cidade. Para um município de 12 mil habitantes, uma atividade gerar 3 mil empregos de forma direta e indireta é extremamente significativa. O título só coroa esse negócio que há 20 anos vem transformando a cidade e acreditamos que beneficiará o município, incentivando a economia e o turismo na região”, afirma Evandro Araújo.
No dia da aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa, estiveram presentes à sessão o prefeito eleito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, o empresário Waldir de Oliveira, responsável pela implantação da atividade no município, e Vagner de Souza, que fazia crochê junto com a família e atualmente é professor de educação física.