Após dois mandatos na Assembleia, Paulo Litro segue para a Câmara Federal para trabalhar pelos municípios do Paraná Eleito deputado federal com 82.707 votos, o parlamentar faz uma avaliação de sua passagem de oito anos pelo Legislativo Estadual.

10/01/2023 10h31 | por Eduardo Santana
Deputado Paulo Litro (PSD).

Deputado Paulo Litro (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Paulo Litro (PSD).

Após dois mandatos como deputado estadual, Paulo Litro (PSD) agora segue para seu próximo passo dentro da política. Nas eleições do último mês de outubro, o parlamentar garantiu uma vaga na Câmara Federal depois de conquistar nas urnas um total de 82.707 votos. Em Brasília, o futuro deputado federal afirma que continuará atuando próximo aos municípios e às lideranças regionais em prol das demandas paranaenses.

“Estou muito orgulhoso de poder representar o Paraná no Congresso Nacional no próximo ano. Acredito que, com a experiência que acumulei em oito anos na Assembleia, estou preparado para participar das discussões legislativas nacionais e contribuir para a promoção de uma política municipalista junto ao Governo Federal, garantindo recursos e fortalecendo o desenvolvimento do nosso Estado e País”, diz.

Na Assembleia

Litro iniciou sua passagem na Assembleia Legislativa do Paraná em 2014, se elegendo deputado estadual com 60.918 votos, ainda filiado no PSDB. Durante seu primeiro mandato na Casa, assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude e foi autor de leis importantes como a que estabelece diretrizes para o aumento de vagas de trabalho para o primeiro emprego no âmbito do Estado do Paraná: e a que isenta o doador de sangue do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos.

O parlamentar foi reeleito em 2018 com 61.791 votos, também pelo PSDB. Neste mandato assumiu a presidência da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa, além de atuar como vice-presidente da Comissão de Orçamento e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Comissão de Esportes; Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa; Comissão de Fiscalização da Alep e Assuntos Municipais e Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude.

Na área do Direito do Consumidor, criou as leis as Leis n.º 18.849/2016, que normatiza os programas de concessão de pontos e benefícios em cartão fidelidade ou cadastro de clientes, e n.º 19.853/2019, que determina que as pessoas jurídicas privadas e as empresas prestadoras de serviços públicos informem a existência de débitos nos boletos de cobrança.

Perfil

Paulo Henrique Coletti Fernandes, mais conhecido como Paulo Litro, nasceu em 30 de outubro de 1991, em Pato Branco, e é filho dos ex-deputados Luiz Fernandes Litro e Rose Litro. Formado em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Positivo, atua no mundo político desde 2011.

Em 2010 iniciou sua trajetória profissional como estagiário na Fernandes Advogados Ltda. Em 2012 atuou como assessor do Núcleo Jurídico Administrativo da Casa Civil do Governo do Paraná até ter sido eleito para o primeiro mandato como deputado estadual em 2014.