A pauta de votações da Assembleia desta segunda-feira (4) tinha projetos importantes, como melhorias para os servidores da Defensoria Pública. Porém, uma das propostas era uma iniciativa inédita da Comissão Executiva. Um projeto elaborado por uma estudante da rede estadual de ensino, que mora em Cianorte, começou a tramitar na Casa. Ele institui em todas as escolas do Paraná o Programa geração Atitude. Pelo texto original, o programa deve ser divulgado nas escolas da rede pública e privada todos os anos, sempre na terceira semana do mês de novembro, além de ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Paraná e integrar as campanhas institucionais da Assembleia. O presidente Ademar Traiano (PSDB) fez questão que a autora da proposta Ingrid Serafim de Souza, participasse da sessão e disse que essa é mais uma forma de aproximar a população da Assembleia.
(Sonora)
O projeto elaborado por Ingrid foi escolhido entre 32 propostas apresentadas por alunos de todo o estado. No mês de novembro do ano passado, eles foram premiados com uma viagem à Curitiba, onde puderam conhecer o Palácio Iguaçu, a Assembleia e o Ministério Público, parceiros no programa. A visita foi uma das etapas do projeto, que incluiu gincanas e a distribuição do Guia do Cidadão nas escolas, que explica como funciona cada órgão da Administração Pública. O objetivo dos idealizadores do Geração Atitude é despertar nos estudantes o o interesse pela política. Um desses idealizadores e parceiros, o promotor Eduardo Cambi, lembra que o grande desafio da democracia brasileira é ampliar a participação dos cidadãos na política e esse é mais um passo para que esse desafio seja alcançado.
(Sonora)
Feliz, ngrid disse que se sente útil ao estado ao constatar que o projeto vai ser levado a estudantes de todo o Paraná. E confessou que não imaginava que a sua proposta fosse escolhida entre tantas e de forma pioneira, para se transformar em uma lei.
(Sonora)
O professor e orientador de Ingrid. Márcio Penachio, veio junto para acompanhar o primeiro dia de discussão da proposta. E o pai da estudante também prestigiou Ingrid em um momento tão importante da vida dela. Valdecyr Serafim revelou que a filha merecia, porque é muito dedicada em tudo que faz e disse que estava emocionado e, muito orgulhoso dela.
(Sonora)
O projeto foi aprovado por unanimidade e agora precisa passar por mais duas votações para ir à sanção do Governador Beto Richa (PSDB).
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.