Assembleia abre Semana Estadual de Nutrição e Alimentação Saudável Albaneide Maria Peixinho, do Conselho Federal de Nutricionistas, defendeu a promoção de uma alimentação mais saudável, especialmente entre as crianças.

16/10/2017 16h47 | por Rodrigo Rossi
Albaneide Maria Peixinho, do Conselho Federal de Nutricionistas.

Albaneide Maria Peixinho, do Conselho Federal de Nutricionistas.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Albaneide Maria Peixinho, do Conselho Federal de Nutricionistas.

A abertura da Semana Estadual de Nutrição e Alimentação Saudável foi marcada pelo pronunciamento da vice-presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Albaneide Maria Lima Peixinho, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (16). Ela lembrou a importância da Lei nº 18.944, de 20 de dezembro de 2016, que institui a semana no Paraná e prevê ações educacionais com a participação do poder público e de entidades privadas para uma alimentação mais adequada pela população, especialmente das crianças.

Segundo a especialista, 57,7% dos homens e 33,5% das crianças estão acima do peso e 20% de adultos e 14,3% das crianças são obesas no Brasil. A importância de uma alimentação variada, balanceada e com diferentes nutrientes deve ser tratada já nas escolas. “A alimentação é um direito fundamental, um elemento social também, porque diz respeito à inclusão das pessoas na escola, na vida profissional, em diferentes segmentos da sociedade, pois sem alimentação, ninguém pode viver. Portanto, parabenizo esta Assembleia pela iniciativa de legislar sobre o assunto e abrir este espaço para o tema”.

O procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior também esteve no lançamento da Semana Estadual de Nutrição e Alimentação Saudável e destacou a relevância da discussão, especialmente envolvendo as escolas. “O Ministério Público tem especial interesse neste assunto, pois o direito à alimentação é preceito constitucional, diz respeito à dignidade da pessoa humana, porta para a garantia de outros direitos. Por isso é importante que também se garanta alimentos orgânicos na alimentação das crianças, criando já a consciência e a convivência com alimentos saudáveis”.

O deputado Rubens Recalcatti (PSD) recepcionou os profissionais de Nutrição que estiveram no Legislativo, em nome da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, lembrando ainda que 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. “Satisfação em receber os nutricionistas no Poder Legislativo, porque teremos a partir desta semana uma série de atividades, de discussões sobre a importância da alimentação saudável. Não poderíamos deixar de chamar a atenção da sociedade para o assunto. Até porque a alimentação tem a ver com segurança pública, porque a falta dela leva a problemas sociais e até mesmo à criminalidade”.

Programação – Durante esta semana diversas atividades estão previstas no Legislativo, para destacar o tema da alimentação saudável. Nesta terça-feira (17), no Plenarinho, a partir das 9 horas, acontece a audiência pública “Alimentação Escolar: Nutrição e Saúde”, com o objetivo discutir a revisão do cardápio das cantinas dos colégios, com a participação de diferentes entidades do poder público e do Sindicato das Escolas Particulares. Na quarta-feira (18), no espaço Ecumênico do Legislativo, às 10 horas, haverá uma celebração inter-religiosa sobre segurança alimentar, nutricional e sustentabilidade. Na quinta-feira (19) uma feira de alimentos agroecológicos será aberta na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, às 16 horas. Um almoço na sexta-feira (20) acontece na sede da Associação do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, com refeições de uso integral dos alimentos de reaproveitamento.

Todos esses eventos atendem a proposição conjunta dos deputados Recalcatti, Dr. Batista (PMN), Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT) e Rasca Rodrigues (PV).

Ouça o Podcast relacionado



 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação