Assembleia Debate Gestão da Micro e Pequena Empresa

31/05/2011 17h38 | por Thaís Faccio
Falta de crédito, burocracia para se abrir uma empresa, dificuldade no trâmite de documentação e demora em se obter alvarás foram apontados como alguns dos entraves para o êxito das micro e pequenas empresas no Paraná. O tema foi discutido durante a manhã desta terça-feira (30), em audiência pública na Assembleia Legislativa. “No Brasil mais de metade das empresas que abrem suas portas fecham nos dois primeiros anos devido a estes entraves”, comentou o deputado André Bueno (PDT), propositor do evento e presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Casa. “Por isso temos que incentivar o empreendedor, com crédito e sugestões como incubadoras, parques industriais e barracões para que ele cresça já fortalecido e tenha sucesso na sua atividade comercial”, comentou.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, que falou sobre o Programa Paraná Competitivo. “O programa visa reinserir o Paraná na agenda dos investidores com uma nova política fiscal; qualificação e capacitação da mão de obra; infraestrutura e internacionalização, incluindo atração de investimentos e comércio exterior”, explicou. Segundo ele, o Governo do Paraná está trabalhando para atrair novas indústrias ao Estado, fortalecer as que aqui estão e promover a internacionalização, com a instituição de uma agência internacional.
Parcerias – Presente ao encontro o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, comentou que a ação em conjunto entre Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas); Fiep (Federação das Indústrias do Paraná); ACP (Associação Comercial do Paraná); Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), prefeituras e governo, têm contribuído para a redução da mortalidade das micro e pequenas empresas do Paraná. “Não há cor nem questão partidária. Trabalhamos em parceria sempre. Sem isso não vamos a lugar nenhum”, ressaltou. “A ação conjunta do Sebrae com as demais entidades tem um papel fundamental no fortalecimento dos pequenos empresários”, comentou Piana, que também falou sobre os entraves enfrentados pelo setor, principalmente com relação à burocracia.
Burocracia – Conselheiro da área das Micro e Pequenas Empresas do Sistema Fiep, Pedro Skaraba, também citou a “eterna burocracia”, como empecilho para que a pequena empresa se mantenha ativa. “O pequeno e micro empresário realiza um rosário de peregrinação para conseguir regularizar sua situação. Temos que incentivar e criar mecanismos que diminuam estes entraves”. Para a advogada Thanyelle Galmacci, que presta consultoria urbanística e ambiental para micro e pequenas empresas, também há necessidade de se simplificar as legislações estadual e federal. “Assim poderíamos diminuir a burocracia. Só para se ter ideia, há mais de dez, doze decretos diferenciados para serem analisados antes de se abrir uma empresa”.
O diretor geral da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinoni, disse que a pasta está preocupada em criar condições para estas empresas não deixarem de existir. Ele também falou da necessidade de se manter parcerias e de a Assembleia Legislativa participar do Fórum Permanente Regional da Micro e Pequena Empresa. O representante do Sebrae/Paraná, César Rissete, fez uma explanação da situação da micro e pequena empresa no Paraná e também citou o acesso ao crédito, a desburocratização e um programa de qualificação profissional como caminhos para melhorias de vida destes empresários.
Também participaram do encontro os deputados Leonaldo Paranhos (PSC), Jonas Guimarães (PMDB), Elton Welter (PT), Rose Litro (PSDB), Adelino Ribeiro (PSC), Dr. Batista (PMN); representantes de diversas entidades; além de alunos do Opet, da Unibrasil e da Fesp.