Assembleia entrega prêmio a diretores da Itaipu Binacional

24/10/2011 14h39 | por Sandra C. Pacheco

Diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, recebe “Prêmio Qualidade de Vida Ambiental do Paraná”, concedido pela Alep.Créditos: Nana Gois/Alep

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, e o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da empresa, Nelton Friedrich, foram homenageados nesta segunda-feira (24) com o “Prêmio Qualidade de Vida Ambiental do Paraná”, concedido pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Elton Welter (PT). O evento aconteceu no gabinete do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e contou com a presença de vários parlamentares e do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT).

A premiação é um reconhecimento do Legislativo estadual aos resultados do programa “Cultivando Água Boa”, desenvolvido pela Itaipu e envolvendo hoje mais de 2.380 parcerias com prefeituras, câmaras municipais, ONGs, outros órgãos públicos, empresas, comunidades de agricultores e outros segmentos sociais empenhados na defesa do meio ambiente. É tal o seu alcance que o programa já recebeu premiações internacionais e vem servindo de exemplo não só para outras hidrelétricas brasileiras, mas para outros países, interessados nas práticas sustentáveis, capazes de equacionar de modo eficiente o desenvolvimento econômico, a preservação do meio-ambiente e a geração de empregos.

Reconhecimento – Segundo Elton Welter, o prêmio deveria ter sido entregue na Semana do Meio Ambiente comemorada pelo Legislativo, o que não aconteceu por problemas de agenda. De qualquer forma, trata-se de enaltecer o valor de um trabalho que “vem sendo copiado pelo mundo e de uma maneira de contribuir para que o trabalho dos ambientalistas, professores, acadêmicos, autoridades ou empresários receba o reconhecimento público e sirva de exemplo”.

Samek agradeceu o apoio que vem recebendo dos deputados, especialmente os que representam os 29 municípios alcançados pelo programa desenvolvido pela Itaipu, e destacou a atuação do colega Nelton Friedrich: “A Itaipu ajuda nessa busca de preservação do processo natural das bacias. Muitas vezes esse trabalho precisa apenas de uma coordenação. Temos inúmeras parcerias envolvidas nas múltiplas ações que vão desde a recuperação de microbacias e proteção das matas ciliares e da biodiversidade até a disseminação de valores e conhecimentos que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito para com o meio-ambiente”.

Nelton referiu-se “ao prazer de voltar à Casa, especialmente num momento como esse, para receber um prêmio que tem efeito multiplicador ao divulgar boas práticas e políticas de sustentabilidade”. Ele qualificou o “Cultivando Água Boa” como uma “laboratório a céu aberto, com excelentes resultados, uma verdadeira experiência no campo da governança inovadora”.

O prefeito de Cascavel pediu a palavra para elogiar as ações de preservação ambiental e chamou a atenção para a transformação imposta pela administração de Samek frente à Itaipu, “antes uma empresa muito rica e sisuda, pouco afeita às questões sociais”. Finalmente, o presidente da ALEP, Valdir Rossoni, disse aos homenageados que hoje empreende uma batalha com a Copel no sentido de sensibilizar a companhia para a necessidade de desenvolver programas semelhantes em suas áreas de influência. Ele citou particularmente o caso de Foz do Areia e seus efeitos na região de União da Vitória.

Participaram do ato no gabinete da Presidência os deputados Plauto Miró (DEM), André Bueno (PDT), Cesar Silvestri Filho (PPS), Péricles de Melo (PT), Luciana Rafagnin (PT), Tadeu Veneri (PDT) Douglas Fabrício (PPS), Toninho Wandscheer (PT).