Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia homenageia mentor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFPR

Referência internacional por seus estudos e contribuições, Carlos Ricardo Soccol foi homenageado por proposição da deputada Maria Victoria.


Por iniciativa da deputada Maria Victoria (PP) a Assembleia Legislativa do Paraná dedicou horário no início da sessão plenária desta segunda-feira (11) para homenagear com a entrega do título de menção honrosa o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Ricardo Soccol, mentor do primeiro curso, no país, de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Processos Biotecnológicos, nível de Mestrado e Doutorado, na UFPR.

Maria Victoria destacou a importância do trabalho realizado pelo professor, que o transformou em referência nacional e internacional na área e representa a busca incansável pelo conhecimento e pela inovação. E Soccol usou a tribuna para explicar aos parlamentares o que é esse ramo relativamente novo da engenharia, que se mescla com a biologia, e o que ele representa na modernização de importantes setores industriais. O processo se divide em duas categorias básicas, uma que trata de matéria prima processada formada pelo carbono verde renovável (produzido por fotossíntese), que é transformada em um determinado produto por meio de processo fermentativo. E outra em que o agente da transformação da matéria prima é uma célula viva ou parte dela.

Segundo Soccol, o ramo contribui para o desenvolvimento da indústria do futuro, voltada ao meio ambiente, alimentos, bebidas, vacinas, produção de biomoléculas, enzimas, fermentações, cosméticos, química fina, farmácia e agropecuária, entre outros. Apontando o imenso potencial de recursos naturais do Brasil, o professor lamentou que o país ainda invista pouco em pesquisa e projetos inovadores capazes de assegurar a utilização de tecnologias limpas e essenciais à competitividade nos mercados nacional e internacional.

O programa de pós-graduação avaliado com conceito 6 da CAPES pelo nível de excelência e internacionalização, foi criado em 1997. Forma doutores e mestres pelo Mestrado Acadêmico e Mestrado Internacional BIODEV-UNESCO, em cooperação com a Universidade Aix Marseille, e promove a formação em duplo diploma de Doutorado com a Universidade Blaise Pascal, Clermond Férrand, na França. O curso de graduação da UFPR, implantado em 2000, já formou cerca de 250 engenheiros habilitados para participar, de maneira ativa e interdisciplinar, das atividades do mercado industrial da biotecnologia.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação