Por iniciativa de seu presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão solene nesta terça-feira (16) para comemorar os 162 anos da Policia Militar do Paraná e os 57 anos da Cruzada Social Cosme e Damião de Proteção à Maternidade e à Infância da corporação. Com a presença de autoridades dos três Poderes, foram agraciados com menção honrosa policiais militares estaduais, a atual presidente e ex-presidentes da entidade que se destacaram na prestação de solidariedade e auxílio ao próximo.
Coube ao presidente em exercício da Casa, deputado Jonas Guimarães (PSB), abrir a solenidade, que teve pronunciamentos do deputado Pedro Lupion (DEM), saudando os presentes e enaltecendo a ação social da Cruzada; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato; do presidente da Associação da Vila Militar, coronel Washington Alves da Rosa; da presidente do Provopar estadual, Carlise Kwiatkowski; e da presidente da Cruzada Social Cosme e Damião, Maria Cristina Albiero Betes, que falou em nome dos homenageados. Além destas autoridades, integraram a Mesa de Honra dos trabalhos o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior; e o chefe do Gabinete Militar da Alep, coronel Elio de Oliveira Manoel.
De acordo com a organizadora do evento, major Andreia Cristina Lazzarotto, o propósito foi louvar os feitos de policiais e bombeiros militares que se destacaram no desempenho de suas atividades, salvando vidas e prestando auxílio aos necessitados. A homenagem especial à Cruzada Cosme e Damião é também um ato de agradecimento pelo apoio de praças da corporação em questões financeiras e sociais, como a obtenção de enxovais para os filhos de policiais e bombeiros, além da doação de kits escolares para crianças e adolescentes.
O chefe da 5ª Seção do Estado Maior da PM, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, disse que os policiais homenageados na sessão solene são exemplos de bravura e comprometimento com a vida dos cidadãos: “Temos policiais que se sobressaíram no atendimento de algumas ocorrências que não são situações corriqueiras e merecem um reconhecimento especial. É o caso de crianças que foram salvas em situações de emergência por policiais treinados no atendimento em primeiros socorros, atendimentos em acidentes automobilísticos que foram além do simples dever profissional”.
Cruzada – A Cruzada Social Cosme e Damião foi criada em 1959, quando o funcionalismo público estadual atravessava uma grave crise financeira, com vencimentos em atraso de até três meses. Diante da situação e do drama de uma mãe que não dispunha de roupa para agasalhar o filho recém-nascido no Hospital da Polícia Militar, Iolanda Foltran Pombo, esposa do tenente-coronel Orlando Xavier Pombo, então comandante do Batalhão de Polícia de Guarda se uniu a outras mulheres para criar uma sociedade beneficente com o objetivo de dar assistência às famílias dos soldados da unidade. A entidade recebeu o mesmo nome com o qual a população havia batizado a dupla de policiais que patrulhava diuturnamente as ruas da capital paranaense.
No ano em que foi criada a Cruzada patrocinou o primeiro Natal para os filhos dos cabos e soldados do BPGd, que se repetiu no ano seguinte. Em seus primeiros anos de existência, iniciou alguns trabalhos de confecção e entrega de enxovais a crianças recém-nascidas, filhas de milicianos. Em 1961, a Cruzada Social Cosme e Damião foi oficialmente reconhecida pelo então comandante geral da PM, sendo estabelecido por suas fundadoras que a esposa do comandante-geral da corporação seria sempre sua presidente de honra. Desde sua criação a instituição desenvolve projetos voltados especificamente para auxiliar as famílias de cabos e soldados da PM. Ao mesmo tempo, colabora com a comunidade mais carente, doando alimentos, medicamentos, material de limpeza, fraldas e leite a creches e escolas especiais.
O evento contou também com a apresentação do Coral da Associação da Vila Militar, sob a regência do maestro Max, e da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná.