Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa concede Cidadania Honorária ao advogado Dinarte Antônio Vaz

A Assembleia Legislativa concedeu título de Cidadania Honorária ao advogado Dinarte Antônio Vaz, em sessão solene realizada nesta terça-feira (20). A proposição é de iniciativa do deputado Rasca Rodrigues (PV). Dinarte nasceu em 10 de janeiro de 1941 e veio para o Paraná no início da década de 60, quando iniciou o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR).

Advogado militante desde 1967, o homenageado desempenhou funções em diversas áreas do Direito, além de assessorar o antigo Banco Nacional de Habitação (BNH), ocupar posições de destaque na Caixa Econômica Federal e atender demandas do Governo Federal, sendo nomeado para superintendente do Patrimônio da União no Estado do Paraná, órgão ligado à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entre as atribuições da SPU destaca-se a de “conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora, em apoio aos programas estratégicos para a Nação”.

“É uma homenagem que jamais pensei em receber. Fiquei até assustado. Embora nascido em São Paulo, a minha família é do Paraná. E este título me causa emoção. São 23 anos de trabalho na Secretaria de Patrimônio da União, no Paraná, com ações voltadas ao social, às políticas habitacionais para a baixa renda, auxílio aos municípios e principalmente às áreas ambientais, até porque cabe à União zelar pela orla e margens dos rios. Portanto, agora como paranaense de direito, a responsabilidade é ainda maior”, reconhece Dinarte.

Relevantes serviços –
Na avaliação do deputado Rasca Rodrigues, a homenagem é merecida em razão dos muitos e relevantes serviços prestados por Dinarte ao Paraná. Segundo o parlamentar, a sensibilidade, o profissionalismo e a competência, características do novo cidadão honorário, principalmente em questões relativas ao meio ambiente, mostram apenas algumas de suas características, voltadas notadamente à proteção do patrimônio público.

“Ele é unanimidade profissional, homem honrado e competente. O Poder Legislativo faz o devido reconhecimento pelas suas iniciativas cidadãs no estado, associadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, por saber dialogar sobre as questões importantes que dizem respeito a todos os paranaenses, cuidando e gerenciado o bem público, em temas que vão do Litoral ao Oeste do Paraná”, afirmou Rasca.

Participaram ainda da solenidade, entre outras autoridades e convidados, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Edson Vidal Pinto; o diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Vanderlei Crepaldi Peres;  o secretário de Governo de Curitiba, Ricardo MacDonald Ghisi; e o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos.

Ouça o Podcast relacionado




Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação