Assembléia Legislativa Homenageia Bispo Diocesano Ladislau Biernaski

11/07/2007 19h23 | por Flávia Prazeres
Para editoria de PolíticaDistribuído em 11/07/07Jornalista: Flávia PrazeresA Assembléia Legislativa, por proposição da Bancada do PT, que é liderada na Casa pelo deputado Elton Welter, concedeu o título de cidadão benemérito a Dom Ladislau Biernaski, primeiro Bispo Diocesano (Circunscrição territorial sujeita à administração eclesiástica de um bispo ou, por vezes, arcebispo, ou dum patriarca) nomeado em 6 de dezembro de 2006 pelo Papa Bento XVI, quando também fundou a nova Diocese de São José dos Pinhais, desmembrando da arquidiocese de Curitiba.Ao início da sessão solene, os presentes ouviram a execução do hino nacional, cantado por Marise farias e acompanhado por Elisana Kin, com a participação do Coral Paraná. Logo em seguida, o líder do PT, Elton Welter saudou o homenageado, tido como uma figura fraterna e solidária, em nome do legislativo e ressaltou a importância da fé e da conduta cristã: “O nosso homenageado é um profeta que faz nas suas ações aquilo que é o desejo de Deus”.Durante a solenidade foi transmitido um vídeo feito pela população são-joseense em homenagem ao bispo, contando a vida dele e de sua família, inclusive o seu trabalho desenvolvido junto à comunidade. Dentre as ações empreendidas por Biesnarki, o vídeo destaca o acompanhamento das pastorais sociais e a evangelização da sociedade. O bispo também participou do Movimento pela Ética na Política.Na seqüência, os deputados entregaram o diploma de cidadão benemérito do Paraná, considerada uma das maiores honrarias entregues a cidadãos paranaenses, ao bispo que é natural de Almirante Tamandaré. Após, o homenageado discursou na tribuna: “Muito daquilo que eu tinha preparado para dizer aqui já foi dito, portanto me resta agradecer a todos por este título e recordar todos aqueles que tiveram a iniciativa. Além do que quero lembrar-se de minha família e dos ensinamentos dados por meu pai a mim. Conceito fundamental: nós não somos donos, apenas administradores”.O bispo dedicou a honraria aos movimentos e as pastorais, bem como aos pequenos agricultores. Em seu discurso, ele demonstrou que além de sua realização na esfera religiosa tem desenvolvido trabalhos junto ao meio ambiente, participando de movimentos que definiu de propagadores da nova agricultura, ou seja, sem danos ambientais. Biesnarki disse que a coerência e a fé, permeiam sua vida, bem como a prática de Jesus Cristo. Ao final ele orou a oração mais conhecida pelos católicos, o “Pai Nosso”.“Ladislau Biesnarki é um homem que leva a palavra de Deus e participante de movimentos sociais, portanto essa Casa de Leis se sente nesta tarde iluminada”, concluiu o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (Democratas). Ao final foi executado o hino do Paraná e os convidados se dirigiram ao Salão Nobre da Assembléia para cumprimentar o bispo.A solenidade contou com a participação do governador, Roberto Requião e do seu vice, Orlando Pessuti, do prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, do secretário da CNBB- Regional Sul II, Carlos Alberto Chiquim. Também participaram os deputados da bancada petista na Assembléia e o deputado Francisco Buhrer (PSDB), representante no legislativo da cidade de São José dos Pinhais.BIOGRAFIA - Dom Ladislau Biernaski, nasceu no dia 24 de outubro de 1937, em Almirante Tamandaré, no Paraná. Filho de Francisco Biernaski e Carolina Walenga Biernaski. A Ordenação Presbiteral dele ocorreu no dia 06 de Julho de 1963 em Curitiba. Em 26 de abril de 1979 foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba, passando em 2006 a primeiro bispo de São José dos Pinhais.Fez Filosofia no Seminário Franciscano de Bom Jesus, Curitiba/PR (1958-1959); Teologia: “Studium Theologicum” – Curitiba/PR (1960-1963). E especialização em licenciatura em filosofia – Institut Catholique de Paris/França (1963-1965)Antes do episcopado atuou em outras áreas: Diretor do Curso Clássico no Sem. São Vicente de São Paulo, de Araucária PR (1965-1968); Superior do Sem. Menor de Araucária PR (1968-1975); Conselheiro Provincial (1974); Conselheiro Interino (1975); Provincial (1975-1979); Professor de Filosofia na CRB do Paraná (1967); Membro da Equipe Vocacional Arquidiocesana e CRB (1976); Presidente da CRB, PR (1977-1979).