Assembléia Recebe Secretário da Saúde que Detalha Finanças de 2006

06/06/2007 17h36 | por Flávia Prazeres
Para editoria de PolíticaDistribuído em 06/06/07Jornalista: Flávia PrazeresOs deputados se reuniram pela manhã no plenário da Assembléia para receber o secretário da Saúde, Luiz Cláudio Xavier, que a convite do presidente da Casa, deputado Nelson Justus (Democratas) veio apresentar o balanço orçamentário da saúde do ano de 2006.“Nesta Casa quando se trata de saúde não há situação, nem oposição, pois estamos todos imbuídos de esclarecermos e de procurarmos fazer a nossa parte, sempre zelando por aquilo que rege a nossa Constituição”, afirmou Justus. O presidente lembrou ainda que as questões mais pontuais devam ser tratadas na reunião da Comissão da Saúde da Assembléia, que contará com a presença do secretário. O encontro está agendado para o próximo dia 20, com início às 10 horas.Durante a explanação, Xavier apresentou as realizações do governo Requião, em 2006, na área da saúde. Dentre elas, a Saúde da Família, que representou um repasse mensal do tesouro do Estado a 341 municípios na ordem de R$ 1,2 bilhão. Para a saúde bucal dos paranaenses, Xavier afirmou que foram implantados 38 Centros de Especialidade, algo orçado em torno de R$ 2 milhões.Na prestação de atendimentos para a mulher e a saúde, segundo ele, foram implantadas 64 unidades, que representaram investimentos da ordem de R$ 13 milhões, assim como foram destinados recursos para as chamadas gestações de alto risco, em torno de R$ 5 milhões, gastos com a ampliação dos Hospitais de Referência em Gestação de Alto Risco de 12 para 45, bem como a aquisição de incubadoras, raios-x portáteis, ultra-sons, berços aquecidos, entre outros equipamentos. Na área de recursos humanos, Xavier explicou que para a capacitação de funcionários foram disponibilizados R$ 1,5 milhão, que serviram para formação pedagógica de 1407 instrutores como agentes comunitários de saúde e formação inicial de 7.147 alunos dos cursos de Agentes Comunitários de Saúde. Além da participação de 31.207 servidores em cursos de capacitação, tais como oficinas, treinamentos e seminários.Na área hospitalar, os investimentos conforme suas explicações foram de R$ 28 milhões por ano, sendo destinados a 31 hospitais estratégicos de referência regional. Além disso, foram firmados 19 consórcios intermunicipais de Saúde, orçados em R$ 6,5 milhão por ano.QUESTIONAMENTOS - Na seqüência da apresentação foi aberta a palavra para os questionamentos por parte dos deputados, que em sua maioria, indagaram o secretário sobre a carga horária dos servidores da saúde e sobre a instalação de novas unidades hospitalares no Paraná. De acordo com Xavier, a carga horária dos funcionários está sendo tratada pela Secretaria da Administração e da Previdência. Enquanto que a implantação de hospitais deve ser encerrada até o final deste ano. A deputada Rosane Ferreira (PV) pediu ao secretário que fossem apresentadas planilhas demonstrando as evoluções na área em virtude de ações do Governo. Xavier disse que concorda haver a necessidade dessa análise e adiantou que no caso da mortalidade infantil houve uma queda.Já o deputado Artagão Junior (PMDB) perguntou ao secretário sobre a diferença dos investimentos nos Governos Lerner e Requião, assim como sobre a variação dos números de leitos. Segundo Xavier houve um aumento de 400% nos investimentos destinados à área e de quase 50% no número de leitos, passando de 700 para 1100.O Líder da Oposição, Valdir Rossoni (PSDB) fez várias interrogações, inclusive sobre o deslocamento de moradores do interior para capital em busca de atendimento médico. O parlamentar ainda questionou sobre os descontos dos funcionários que fizeram greve, gastos com remédios e a implantação do Laboratório Central de Saúde Publica do Paraná (Lacen/PR). Xavier não soube mensurar os números de pacientes deslocados. Já em relação aos descontos dos grevistas, ele disse que vem sendo feito de forma fracionada, sendo parcelado em quatro vezes, devendo abranger a quase 600 funcionários.Em relação aos gastos com medicamentos, o secretário afirmou que eles vêm sendo desproporcionais ao aumento populacional, mas segundo ele tiveram aumentos significativos, passando do atendimento de 20 para 40 mil pacientes. Ao falar do Lacen, Xavier disse que a obra já esta equipada e funcionando parcialmente, porém necessita de uma readequação da obra em consonância com aquilo que dita os padrões legais.O deputado Marcelo Rangel (PPS) cobrou a implantação de 38 novos leitos na cidade de Ponta Grossa e a data de início das atividades do Hospital Regional da cidade. O secretário respondeu que os novos leitos serão entregues e que a obra do Hospital Regional de Ponta Grossa deverá ser encerrada na metade de 2008.Para finalizar, o presidente Nelson Justus agradeceu a presença do secretário e as respostas a todos os questionamentos, uma vez que Xavier tinha vindo à Assembléia apenas apresentar o balanço das contas da saúde de 2006. Justus antecipou que será cobrado o balanço do primeiro trimestre de 2007, conforme determina a Constituição Estadual, que seja feita a apresentação trimestral dos gastos relativos à saúde.