Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia sedia nesta sexta-feira (4) o 1º Seminário Estadual das Guardas Municipais


Nesta sexta-feira (4), a partir das 9 horas, acontece no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná o 1º Seminário das Guardas Municipais. Proposto pelo deputado estadual Felipe Francischini (SD), o evento discutirá temas como o Estatuto do Desarmamento e o porte de armas e contará com a presença dos deputados federais Fernando Francischini  e Jair Bolsonaro, que virá com os filhos, Eduardo e Flávio, também deputados, além de representantes das Polícias Civil e Militar, da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, das Guardas Municipais, dentre outros setores.

“Responsáveis pelo controle social ostensivo, as guardas municipais protegem os bens, serviços e instalações dos municípios. Além disso, também são uma alternativa à segurança da população. Vamos abrir espaço para que eles discutam os seus direitos e deveres”, destaca o deputado Felipe Francischini.

“Considero esse evento de extrema importância para a categoria da Guarda Municipal. Eu, como relator do Estatuto das Guardas, fico feliz em contribuir com minha visão e posicionamento que, acredito, é partilhado pela maioria da corporação. Vamos debater a questão do porte de armas para a classe. Já passou da hora da Guarda receber o direito da autopreservação para a melhor defesa da comunidade”, comentou o deputado federal Fernando Francischini.

Os participantes do seminário debaterão o projeto de lei federal 1.332/03, que regulamenta a criação e o funcionamento das guardas municipais, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 543/2002, que amplia as competências das guardas municipais e as autoriza a atuar na proteção dos habitantes. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais. “Com esta ampliação nós poderemos atuar mais na questão da segurança pública”, disse o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, guarda municipal Marcos Roberto Leitão.

No Brasil, a Guarda Municipal está presente em aproximadamente 1.100 municípios, totalizando um efetivo de mais de 84 mil trabalhadores. No Paraná, com 399 municípios, há apenas 33 cidades que possuem guardas municipais.


Ouça o Podcast relacionado

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação