Audiência discute as potencialidades da erva-mate do Paraná

08/06/2021 15h19 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Audiência pública debateu a importância da erva-mate para o Paraná.

Audiência pública debateu a importância da erva-mate para o Paraná.Créditos: Thais Faccio

Audiência pública debateu a importância da erva-mate para o Paraná.

Representantes de órgãos governamentais como Secretaria estadual da Agricultura, Embrapa e Embrapa Florestas; Instituto Água e Terra (IAT), Adapar, Instituto do Desenvolvimento Rural (IDR), do Ibama, dos ervateiros, da indústria, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), prefeitos e deputados estaduais participaram, na manhã desta terça-feira (8), da audiência pública sobre as potencialidades da erva-mate do Paraná. Promovida pelo coordenador do Bloco Parlamentar de Incentivo à Erva-Mate da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Emerson Bacil (PSL), o objetivo foi ouvir toda a cadeia produtiva da erva-mate e saber o que o Poder Público tem feito para incrementar a produção, que afinal é a principal da indústria não-madeireira do estado, seguida do palmito e pinhão. Na abertura da audiência, Bacil citou alguns números do mate, falando que o Paraná representa 20% da produção nacional. Ele também fez uma espécie de prestação de contas sobre o trabalho do Bloco Parlamentar.

O primeiro palestrante, Amauri Ferreira Pinto, engenheiro agrônomo e coordenador estadual de Cultivos Florestais e  coordenador  Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, falou da importância da erva-mate para a economia do estado, especialmente para a região Centro-sul, maior produtora. Ele destacou que são gerados R$ 660 milhões de reais em divisas para o estado, que produz 600 mil toneladas por ano, líder absoluto na produção, gerando renda para 37 mil famílias, graças ao clima e ao solo, propícios para o plantio da erva-mate.  O foco da fala também girou em torno da preservação da floresta ambrófila mista.

(Sobe som)

 Também falou das ações em andamento: pesquisas, desenvolvimento de novos materiais genéticos; busca por fertilizantes orgânicos, com a ideia de desenvolver novos produtos e trabalhar em parceria com a indústria. Além das boas práticas agrícolas. Entre elas, citou a importância dos investimentos no setor, reduzir e zerar juros na tomada de crédito e explorar mais o turismo da erva-mate. Para isso, pediu apoio e parceria da Assembleia.

O deputado Bacil aproveitou para falar de um projeto que está em andamento na Casa.

(Sobe som)

Cléverson Freitas representou o Ministério da Agricultura. Ele é superintendente federal de Agricultura e Pecuária no Paraná. Ele ressaltou o trabalho desenvolvido e anunciou novas linhas de crédito para os produtores.

(Sobe som) 

José Tarcísio Fialho, diretor do Departamento de Florestas Plantadas da Adapar, que representou o secretário da Agricultura, e Abastecimento, Norberto Ortigara, colocou a Secretaria à disposição para a efetivação de políticas públicas para viabilizar ainda mais a produção da agricultura familiar. Ele também lembrou sobre a importância da valorização da cultura da erva-mate de forma sustentável.

(Sobe som)

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação