Audiência Pública aborda direitos da população LGBTI+ nesta terça-feira (9) Para deputada Márcia Huçulak (PSD), debate é importante para garantir direitos fundamentais e diminuir preconceitos. “A sociedade é diversa”, diz ela.

08/05/2023 10h25 | por Assessoria Parlamentar
De acordo com a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), vice-presidente da comissão de Comissão de Saúde e uma das proponentes da audiência, o debate é uma boa oportunidade para ampliar ações que reforcem o cumprimento de direitos fundamentais das pessoas LGBTI.

De acordo com a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), vice-presidente da comissão de Comissão de Saúde e uma das proponentes da audiência, o debate é uma boa oportunidade para ampliar ações que reforcem o cumprimento de direitos fundamentais das pessoas LGBTI.Créditos: Orlando Kissner/Alep

De acordo com a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), vice-presidente da comissão de Comissão de Saúde e uma das proponentes da audiência, o debate é uma boa oportunidade para ampliar ações que reforcem o cumprimento de direitos fundamentais das pessoas LGBTI.

A Assembleia Legislativa do Paraná promove nesta terça-feira (9) uma audiência pública sobre políticas, direitos e enfrentamento da desinformação relacionada à população LGBTI+.

O encontro é promovido pela comissão de Direitos Humanos em conjunto com a Comissão de Saúde Pública.

De acordo com a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), vice-presidente da comissão de Comissão de Saúde e uma das proponentes da audiência, o debate é uma boa oportunidade para ampliar ações que reforcem o cumprimento de direitos fundamentais das pessoas LGBTI+.

 “A sociedade é diversa”, diz ela. “Precisamos diminuir preconceitos e assegurar a real inclusão de todos, respeitando as orientações de cada um, sem preconceitos”.

Além de Márcia, também são proponentes da ação os deputados Tercílio Turini (PSD) e Professor Lemos (PT).

Novo conselho

Entre os temas que deverão ser discutidos na audiência está a criação de um conselho estadual da diversidade sexual, nos moldes do que foi implementado em outros estados e, recentemente, também em Curitiba – considerado pela deputada um marco importante para a capital.

Para implementação do conselho, o poder executivo precisa encaminhar a proposta que será apreciada pela Assembleia Legislativa.

Participação

Ao lado de Márcia e dos deputados Tercílio Turini (presidente da Comissão de Saúde) e Professor Lemos (presidente da Comissão de Direitos Humanos), estarão presentes Santin Roveda (secretário estadual de Justiça), Toni Reis e Lucas Siqueira (diretores do Grupo Dignidade), Daniel Alves Pereira (defensor público), Gisele Szmidt e Silva (comissão da diversidade da OAB-PR), Rafael Moura (promotor de justiça do MP-PR), Karollyne Nascimento (ouvidora da Defensoria Pública), Margot Jung (associação LGBT Maringá), Clau Lopes (APP Sindicato), Bruna Ravena Braga (Comitê Estadual LGBT+), Diego Babinski (ONG Núbia Rafaela/Jacarezinho), Jaqueline Belo (Liga Brasileira de Lésbicas), entre outros.

SERVIÇO

AUDIÊNCIA PÚBLICA

LGBTI+: Políticas Públicas, Direitos e Enfrentamento a Fake News e Desinformação.

Local: Sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná.

Horário: 9h às 12h.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação