Aulão preparatório para Enem se reinventa em razão da pandemia

27/10/2020 11h22 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Aulão on-line do Assembleia no Enem acontece nesta terça-feira (27).

Aulão on-line do Assembleia no Enem acontece nesta terça-feira (27).Créditos: Reprodução

Aulão on-line do Assembleia no Enem acontece nesta terça-feira (27).

A parceria da Assembleia Legislativa do Paraná e a ONG Instituto Educacional Eureka para promover aulões com conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio já dura seis anos, mas precisou se reinventar nesta edição, como lembrou o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), na abertura do evento, na manhã desta terça-feira (27).

(Sonora)

Se a palavra de ordem é distanciamento social, seria impossível fazer como nos anos anteriores, com o Plenário e as galerias da Casa de Leis ocupados por 600, 700 estudantes do ensino médio. Este ano, eles acompanharam de longe, pela tela do computador. E o número foi menor: 300 estudantes acompanharam através do aplicativo Zoom. Mas como a tecnologia vai muito além do que se possa imaginar, milhares tiveram o conteúdo repassado pelos 17 professores ao vivo, on-line por meio das redes sociais e pela TV Assembleia, como disse o 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

(Sonora)

Mesmo em um ano marcado por incertezas, com as provas e vestibulares adiados e as aulas presenciais ainda suspensas, a Mesa executiva da Assembleia resolveu manter a programação, como uma forma de contribuir com esse novo processo de aprendizagem. E o diretor da ONG, o professor Marlus Geronasso, que já está acostumado com as aulas virtuais, enalteceu a iniciativa, que, na opinião dele, serve para motivar os estudantes nesse momento tão desafiador.

(Sonora)

Além das aulas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, no site do Projeto Assembleia no Enem (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem) os alunos também tiveram acesso ao novo caderno de exercícios. Conhecimento importante para atender às exigências nas provas do Enem, que estão previstas para serem aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. A iniciativa também conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação.

O projeto “Assembleia no Enem” começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores da ONG Instituto Educacional Eureka. A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passaram a ser presenciais com os estudantes lotando o Plenário do Legislativo em aulões sempre com conteúdo inédito. Ao longo desse período, foram distribuídos 4 mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.

Aos poucos, novas videoaulas foram sendo produzidas, além de programas com dicas valiosas para quem está na reta final da preparação para as provas. Todo esse conteúdo está disponível no site do projeto (http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem).