Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Baracho reitera reivindicações dos médicos em face dos planos de saúde

13/11/2012 17h43 | por Rodrigo Rossi
Presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho.

Presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho.
O presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), João Carlos Baracho, participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (13), a convite do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), oportunidade em que destacou o apoio da Casa à classe médica, em especial por meio da sua Comissão de Defesa do Consumidor e da sua Comissão de Saúde, diante do impasse envolvendo médicos e operadoras dos planos de saúde, bem como diante do descumprimento, pelas empresas de planos de saúde, de normativas expedidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

As reivindicações da classe médica, lembrou Baracho, se dão em face da existência de um desequilíbrio entre o lucro das operadoras e o repasse dos valores das consultas aos profissionais que atendem por convênio. A expectativa é que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde, já instalada no Legislativo estadual, possa aprofundar o assunto.

“É uma luta de todos os paranaenses pelo atendimento de qualidade. A paralisação do atendimento por planos de saúde foi, neste momento, a única alternativa. As operadoras de saúde não trataram com respeito os parlamentares, que também tentaram conduzir ao entendimento. Nosso problema não é com os usuários, mas como as operadoras, que têm lucros fantásticos. Não aceitamos mais esta situação. Agradecemos o empenho desta Casa pela negociação. E estamos à disposição para passar todas as informações que temos disponíveis sobre saúde suplementar, podendo assim subsidiar a CPI”, afirmou o presidente da AMP.

Mostras – Em seguida, os parlamentares ouviram exposição do coordenador de projetos do Centro de Apoio Socioambiental do Brasil (Casa/BR), Rodrigo Fortes, e puderam conhecer um pouco mais sobre os dois projetos da Casa/BR: do Museu Itinerante do Índio e da Mostra Itinerante da Copa FIFA 2014, idealizados pela instituição. A partir de março do próximo ano, e até dezembro de 2014, dois caminhões vão percorrer inicialmente o Paraná, e posteriormente parte do restante do Brasil, em 87 municípios. O objetivo, de acordo com o coordenador da entidade, que compareceu à Assembleia a convite do seu presidente, deputado Valdir Rossoni (PSDB), é promover a cultura e a integração popular, relacionados aos países que já foram sede da Copa do Mundo, bem como dos povos originários. “De modo geral, a intenção é promover a educação, a cultura e o desenvolvimento, além da integração do poder público com a população. Os caminhões vão passar pelas cidades, gratuitamente, envolvendo as comunidades e apresentando vários conteúdos relacionados aos temas, com diferentes instrumentos e linguagens”, disse Fortes.

Espaço democrático – Ao final das explanações dos convidados, o presidente da Casa, Valdir Rossoni, ressaltou a importância dos pronunciamentos, principalmente pela capacidade de interlocução com os paranaenses, por meio da TV Sinal. “A vinda dos senhores engrandece o Poder Legislativo e permite que esta Casa coloque em visibilidade os assuntos que realmente interessam aos paranaenses”, ressaltou Rossoni.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação