"Basta de violência contra a mulher", afirma a deputada Cantora Mara Lima O tema será debatido durante uma audiência pública que ocorre na Assembleia, na próxima segunda-feira (25),e vai reunir especialistas e vítimas de violência.

19/03/2019 11h11 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

“Fui estuprada aos 12 anos de idade”, revela a mulher que vai contar sua história na audiência pública que acontece no próximo dia 25 de março, às 9h, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). “Sofri estupro coletivo por homens muito próximos a mim”, continua ela, que hoje já superou o trauma da violência sexual, bem como, as marcas profundas deixadas na alma, situação sofrida por milhares de mulheres que vivenciaram esse tipo de crime.

Essa mulher que sofreu violência sexual na infância será uma das palestrantes da audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSC). Hoje ela é especialista em Políticas para Mulheres pela UFPR, pós-graduada pela PUC em Direitos Humanos e Filosofia. Mara Lima conta que também vai relatar violência doméstica sofrida na infância. E dirá como fez para superar esse e outros traumas do passado.

Desafios – “Violência contra a mulher: conquistas e desafios” é o tema da audiência onde profissionais da Delegacia da Mulher, Centro Universitário Internacional Uninter, da Casa da Mulher Brasileira, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública do Estado também ministrarão palestras e farão proposições de soluções. Além dos palestrantes, haverá também a participação do cantor Moisés Cleyton. Ele tem diversas experiências marcantes que pretende compartilhar.

“Basta de violência contra a mulher. Não podemos ficar caladas”, declara a deputada Mara Lima que conduzirá o debate ao lado dos demais parlamentares que compõem a Comissão: Luciana Rafagnin (PT), Maria Victória (PP), Mabel Canto (PSC), Cristina Silvestri (PPS), Delegado Fernando (PSL) e Delegado Francischini (PSL).

Alunos de faculdades que participaram da audiência receberão certificados de atividade complementar. “Nosso incentivo é para que todas as pessoas, a partir da adolescência, participem da audiência. Mas a participação dos acadêmicos será importante para a formação deles e para que a mensagem ‘Basta de violência contra a mulher’, seja divulgada em seus ambientes de estudos, bem como em seus círculos de amizade”, observa a presidente da Comissão.

Palestrantes – Confira quem são os palestrantes que vão participar dessa audiência pública: Rosangela Hass Gomes, psicóloga da Delegacia da Mulher de Curitiba; Bruna Isabelle Simioni Silva, professora de Direito Penal, Processo Penal e Prática Processual Penal da graduação em Direito do Centro Universitário Internacional Uninter; Denise Krüger Pereira, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Sandra Prado, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira; e Eliana Tavares Paes Lopes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

 

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação