Campanha alerta para prevenção de doenças que podem levar à cegueira No “Abril Marrom” destacamos dados da OMS que mostram que cerca de 40 milhões pessoas no mundo são cegas; os outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão.

05/04/2019 11h11 | por Trajano Budola e Nádia Fontana
Abril Marrom: o objetivo é estimular a população a cuidar da saúde dos olhos.

Abril Marrom: o objetivo é estimular a população a cuidar da saúde dos olhos.Créditos: Arte/Freepik

Abril Marrom: o objetivo é estimular a população a cuidar da saúde dos olhos.

Você já fez neste ano testes de visão para identificar miopias ou hipermetropias? Catarata ou glaucoma? Consultas com o oftalmologista devem ser feitas regularmente ao se perceber qualquer alteração visual, alertam os especialistas neste momento em que vivenciamos a campanha “Abril Marrom”, um mês todo dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.

Dentro da programação do “Abril Marrom”, nesta segunda-feira (8), os oftalmologistas Dr. Hamilton Moreira e Dra. Luciene Moreira falarão no horário do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que começa às 14h30. Eles vão destacar a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. Também haverá uma homenagem aos oftalmologistas Dr. Carlos Moreira e Dra. Saly Moreira, fundadores do Hospital de Olhos do Paraná. Serão ainda feitos exames gratuitamente no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa.

Glaucoma – A proposição desses eventos é do deputado Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Casa e autor, ao lado do ex-deputado estadual e hoje deputado federal Schiavinato (PP), da Lei estadual nº 19.097/2017, que instituiu no estado o “Abril Marrom”.  “O glaucoma, por exemplo, desafia a medicina e é a principal causa de perda de visão. Quando surgem os primeiros sinais o risco de o paciente perder a visão é iminente e definitivo”, afirma Dr. Batista.

Também como parte da programação serão distribuídas cartilhas elaboradas pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) com dicas para a prevenção da cegueira em pessoas da terceira idade. O material alerta para a necessidade de exames periódicos ao menos uma vez por ano e atenção às alterações visuais. Ainda lista sintomas e cuidados sobre a degeneração macular relacionada à idade, à retinopatia diabética, à catarata e ao glaucoma.

Prevenção – Estudos demonstraram que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo, e que até 2020 o número de pessoas com algum tipo de deficiência visual tende a dobrar. Essas informações da Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB na sigla em inglês), que traçam um cenário preocupante foram apresentados na Assembleia Legislativa, pelo ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato em 2017, quando foi votado e aprovado o projeto de lei que institui o “Abril Marrom”.

A proposição, transformada na Lei nº 19.097/2017, definiu que Paraná passaria a contar com um mês todo dedicado à prevenção e ao combate à cegueira. Essa legislação tem como objetivo conscientizar a população paranaense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira. Segundo a Lei, o estado, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas e preventivas em prol da saúde ocular.

Saúde pública – “Inegavelmente essa é uma questão de saúde pública. O que procuramos promover com essa lei é uma maior conscientização em relação a saúde dos olhos, já que muitos casos são mais facilmente resolvidos se prevenidos e detectados precocemente, na velhice isso significa uma maior qualidade de vida”, afirmou Schiavinato durante os debates do projeto. Na ocasião, ele citou ainda dados do IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, que apontam que 3,5% da população possui algum tipo de deficiência visual declarada, atingindo 6,5 milhões de pessoas. Outros 29 milhões de pessoas disseram possuir alguma dificuldade permanente para enxergar, ainda que usando óculos ou lentes. Lembrou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que, se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e tratamento, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. Ainda segundo a OMS cerca de 40 milhões a 45 milhões de pessoas no mundo são cegas; os outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Glaucoma, retinopatia diabética, atrofia do nervo ótico, retinose pigmentar e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) são as principais causas da cegueira na população adulta. Entre as crianças, as principais causas são glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e toxoplasmose ocular congênita.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação