Campanha Tem Saída e apoio para Censo 2022 são aprovados na Assembleia Legislativa

17/11/2021 12h00 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O projeto de lei 193/2019, do deputado Anibelli Neto (MDB), que prevê a criação da Campanha Tem Saída foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (17) da Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto de lei 193/2019, do deputado Anibelli Neto (MDB), que prevê a criação da Campanha Tem Saída foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (17) da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O projeto de lei 193/2019, do deputado Anibelli Neto (MDB), que prevê a criação da Campanha Tem Saída foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (17) da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (17), em segundo turno, o projeto de lei do deputado Anibelli Neto (MDB), que visa estimular ações voltadas à promoção da autonomia financeira e profissional das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A Campanha Tem Saída tem como objetivo estimular a qualificação e capacitação profissional por meio da realização de cursos e da participação em eventos; desenvolver ações e estudos com foco no empreendedorismo feminino; propiciar medidas que visem à geração de emprego e renda para as mulheres que sofreram qualquer tipo de violência; e mobilizar empresas para disponibilizarem oportunidades de trabalho, inclusive com a criação de banco de dados, para as vítimas.

(Sobe som)

Outra proposta aprovada nesta quarta em segundo turno de votação e dispensada de votação da redação final, foi a que prevê que o Estado ceda, de graça, imóveis para dar suporte à realização do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é que esses imóveis funcionem como postos de coleta para os recenseadores. O Censo vai ocorrer em 2022 depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que participou do encaminhamento do projeto do Governo, esse apoio é fundamental em um momento em que a União suspendeu a realização da pesquisa por dois anos seguidos alegando falta de dinheiro.

(Sonora)

Há alguns dias, o IBGE iniciou os testes do Censo 2022. Foram escolhidos municípios, bairros, distritos ou comunidades nos 26 estados mais o Distrito Federal que serão percorridos por cerca de 250 recenseadores. No Paraná, a operação acontece em Jardim Olinda, a menor cidade do estado. A ideia é testar todas as etapas do processo de coleta de dados.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação