CCJ Cidadã reaproxima deputados da população e ouve demandas em Cianorte Projeto desenvolvido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) chega pela primeira vez no interior do Paraná.

18/10/2019 11h47 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
CCJ Cidadã chega ao interior do Paraná com reunião na cidade de Cianorte.

CCJ Cidadã chega ao interior do Paraná com reunião na cidade de Cianorte.Créditos: Wallace Machado

CCJ Cidadã chega ao interior do Paraná com reunião na cidade de Cianorte.

A CCJ Cidadã inaugurou nesta quinta-feira (17) a interiorização no Paraná. Dezenas de pessoas de diversos seguimentos participaram da audiência pública na Câmara Municipal. O objetivo foi levar a importante Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para perto da população e ouvir as necessidades da região.

“É um município importante, com o qual tenho vínculos de história de pessoas da minha família que trabalharam na Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que virou Cianorte. Então, para mim e para o deputado Jonas Guimarães, que também é daqui, inauguramos simbolicamente na nossa terra e para toda essa região”, afirmou o presidente da CCJ, deputado Delegado Francischini (PSL), idealizador da iniciativa.

Ele ressaltou a necessidade de levar informação para a população sobre a Comissão que é a guardiã da Constituição, responsável por buscar muitas vezes a composição de muitos projetos para que eles possam ser constitucionais e efetivamente virarem leis. Participaram do evento vereadores, autoridades, empresários, representantes de entidades e cidadãos.

“Estamos ouvindo as demandas da população, abrindo o microfone para saber quais são os principais problemas, buscando as soluções”, acrescentou o deputado.

Francischini percebeu que muitos projetos importantes e que já viraram leis no estado, eram desconhecidos da população. “Como o projeto do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que extinguiu a aposentadoria dos ex-governadores, o projeto de reforma administrativa, por exemplo, que tiveram destaque na capital e em muitos municípios, mas que não chegaram a ser conhecidos em algumas cidades, como vimos aqui em Cianorte”, comentou.

Ele ainda agradeceu o apoio da presidência da Alep para a realização da audiência pública inédita. “Todo esse projeto foi viável graças ao apoio do presidente Ademar Traiano (PSDB), que viabilizou pela primeira vez a participação da CCJ, uma comissão tão importante da Casa, nos municípios do interior. Também pudemos contar com a presença da TV Assembleia, do setor de jornalismo da nossa Assembleia, levando para todo o Paraná as informações necessárias para mostrar o que é a CCJ Cidadã”, afirmou.

As reivindicações feitas pela população nas edições das CCJ Cidadã serão analisadas na Alep e encaminhadas aos órgãos responsáveis. As que forem de competência do Legislativo podem prosperar em forma de projetos de lei. “É feita uma ata da audiência e as sugestões podem se transformar em propostas legislativas, indicadores para prefeitos e ao governo”, acrescentou.

Antes de Cianorte, a primeira audiência da CCJ Cidadã foi realizada em setembro, na Cidade Industrial, maior bairro de Curitiba. Maringá ou Londrina são as cidades que devem receber a próxima audiência no interior do Paraná.