Com apoio da CDPI, Assembleia promove terceiro curso para idosos sobre o uso de celulares com foco na prevenção de golpes virtuais

27/11/2023 10h43 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Celepar

Com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), presidida pelo deputado Cobra Repórter (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná realiza no dia 1º de dezembro, a partir das 08h30, mais uma edição do Workshop Smartphone Conecta+, no Plenário da Casa. 

A novidade desta edição é que terá uma Oficina da Memória e Concentração realizada pelo Sesc/Paraná e palestra “Prevenção aos Golpes de Estelionato contra Idosos”, com o delegado-chefe da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil do Paraná, Emmanoel David.

O workshop é promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar, do Governo do Paraná, o Sesc/Paraná, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Além de promover cidadania e inclusão, o curso visa estimular o uso da tecnologia e disseminar a divulgação científica com práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem.

“O acesso à tecnologia é de suma importância para os idosos e a inserção nesse universo facilita e promove uma melhor interação social, além de estimular a memória, cognição, raciocínio e proporcionar melhor qualidade de vida”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano. “As duas primeiras edições foram um sucesso e devido à necessidade de ampliar o conhecimento dos nossos idosos ampliamos as nossas parcerias. Além da parceria com a Celepar, agora contamos com o Sesc/Paraná que além de ministrar uma oficina irá divulgar os cursos e atividades que ele oferta de forma gratuita aos idosos e junto à Polícia Civil teremos uma palestra de como se proteger de golpes virtuais”, explicou Rose. “É um complemento a mais para eles, com mais informações e segurança”, completou.  

“Nossos idosos estão cada vez mais conectados, mas para o uso da tecnologia é preciso que tomem cuidados, já que são muito visados pelos bandidos com conta de benefícios como aposentadoria etc. Então a iniciativa de realizar estes cursos é muito importante, por isso têm sido sucesso e já estamos na terceira edição. A CDPI, comissão da qual sou presidente, apoia integralmente essas ações”, declarou o deputado estadual Cobra Repórter.

As duas primeiras outras duas edições desse curso ocorreram no mês de outubro, com quatro turmas, reunindo mais de 200 participantes. A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013.

Oficina da Memória e Concentração

A oficina é desenvolvida por meio de ações que visam despertar a atenção, concentração, percepção, memória, visualização e imaginação, por meio das expressões corporais e verbais, raciocínio lógico, estimulação visual, leituras, estudo de vivências, dinâmicas de grupo, atividades e exercícios que estimulem o raciocínio, abordando os diferentes tipos de memória e das demais funções de aquisição de conhecimento, tão importantes para a qualidade de vida.

A proposta da atividade é o estímulo das funções cerebrais com o exercício da mente para o despertar das potencialidades, abrindo caminho para descobertas pessoais, além de proporcionar bons momentos para socialização das experiências de vida e construção de laços de afetividade e amizade.

Curso de smartphone

Durante o curso, que é ministrado por colaboradores da Celepar, o público terá orientações de funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação (whatsApp) e os de mobilidade urbana (Uber).

Além disso, as atividades têm foco no uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.

O workshop terá três horas de duração e como conta com exercícios práticos é necessário que os participantes tragam seus smartphones com a bateria carregada. Cada idoso também receberá uma caneta touch screen, para facilitar a seleção de ícones na tela do celular.

 Serviço:
Workshop Smartphone Conecta+
Data:  1º de dezembro
Horário: 08h30 às 12h
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
50 vagas e inscrições até o dia 30 de novembro, às 17h
Informações e inscrições pelo WhatsApp: (41) 99131-5494

Programação
08h30 – atividade do Sesc “Oficina da Memória” com apresentação dos cursos e atividades gratuitos oferecidos pela entidade
09h – Workshop Conecta +
11h30 – palestra “Prevenção aos Golpes de Estelionato contra Idosos”, com o delegado-chefe da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil, Emmanoel David

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação