Com sete Bíblias impressas por minuto, Sociedade Bíblica do Brasil chega aos 75 anos e recebe homenagem

20/06/2023 13h28 | por Ana Luzia Mikos/ Maria Eduarda Buchi
Podcast Solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Sete Bíblias por minuto, média de sete milhões por ano e perto de chegar a 200 milhões de edições impressas. Das 157 sociedades bíblicas no mundo, a brasileira é a recordista de impressão. Além dos números expressivos, é pelo papel social de propagar o evangelho há 75 anos que a Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, nesta terça-feira (20), a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

A iniciativa do evento, no Plenarinho, foi do líder da Bancada Evangélica, deputado Alexandre Amaro. Fundada em 10 de junho de 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica e cultural e chega ao seu Jubileu de Diamante.

“Não é só fazer a publicação e a distribuição da Bíblia. Mas levar a palavra de Deus e fazer diversas ações sociais no país e no mundo todo. Esta homenagem é devido a este trabalho que tem sido precursor no Brasil. Esperamos que por muitos anos eles continuem nas ações de ajuda humanitária semeando essa boa palavra, que tem trazido muitos frutos”, afirmou Amaro.

SONORA DEP. ALEXANDRE AMARO (REP)

“Nós, como Bancada Evangélica, sentimos orgulho de homenagear a Sociedade Bíblica do Brasil, que há muitos anos vem defendendo a fé cristã, com respeito a cada um de nós. São edições em braile, inclusive com uma tradução na língua Guarani”, citou o deputado Fábio Oliveira (Podemos). Além dessas ações, um dos novos projetos da SBB é desenvolver a tradução em Libras, para pessoas com deficiência auditiva.

O deputado Gilson de Souza (PL) definiu a Bíblia como um manual de fé e conduta, “por isso, é tão importante termos a Sociedade Bíblica do Brasil, que distribui Bíblias para escolas, para tantos lugares, em diversas traduções para que todas as pessoas possam ter acesso à escritura sagrada”.

Para a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), homenagear é a SBB é homenagear a palavra de Deus. “A Bíblia Sagrada é o livro mais lido em toda a história da humanidade. Então, é muito lindo esse trabalho, não só no Brasil, mas no mundo”, reforçou.

Secretário do diretório da Sociedade Bíblica do Brasil, Jonas Eduardo Lindner, disse que dentre as 157 sociedades bíblicas no mundo, a que mais imprime edições é a brasileira. “São de seis a oito milhões por ano. E desde a inauguração da nossa gráfica em Osasco (SP), em 1995, estamos chegando a 200 milhões de unidades impressas. São distribuídas, especialmente, na América Latina e também para a África”, contou.

O presidente do diretório da Sociedade Bíblica do Brasil, pastor Cícero Bezerra, ressaltou a importância da entidade. “A propagação do evangelho e a distribuição da literatura cristã eram muito precárias. Esse projeto contribuiu muito. São sete Bíblias por minuto, que vão para mais de 90 países. Um trabalho enorme. Maquinário próprio para comportar o papel fininho usado nas Bíblias. São diversos profissionais, tradutores, mais de 300 funcionários na nossa gráfica”, explicou.

Além da atuação pelo país, no Paraná entidade desenvolve diversas ações, como as recentes entregas de exemplares bíblicos em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, São Mateus do Sul e em comunidades ribeirinhas.

O promotor institucional da SBB, pastor Leandro Fidelis, ressaltou a missão de levar a Bíblia aos mais diversos locais. Só em 2022, os números apresentados pela Sociedade mostram que 710 organizações foram atendidas, com 412.493 publicações doadas, beneficiando 629.419 pessoas. O trabalho incluiu 44 hospitais e 54 presídios, alcançando 62.441 pessoas enfermas ou encarceradas.

Presença

Também participaram da solenidade a Analista de Projetos da SBB, Adriana Assis; o Presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), Bispo Cirino Ferro; o vereador de Curitiba, Ezequias Barros (PMB); o vereador de Colombo, Evandro França (Republicanos), além de diversas lideranças e representantes evangélicos.