19/09/2012 16h07 | por Nádia Fontana
Comissão de Obras Públicas aprova nomes da primeira diretoria da AGEPAR.Créditos: Nani Gois/Alep
O engenheiro civil Antonio José Correia Ribas será o primeiro diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (AGEPAR), que começa a ser estruturada no estado. A indicação de Ribas para o cargo, feita pelo Poder Executivo, foi aprovada na tarde desta quarta-feira (19) pelos deputados que integram a Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa.
Nesta reunião também foi aprovada a escolha do administrador Nelson de Marco Rodrigues para a diretoria de Relações Institucionais e de Ouvidoria; do economista Ney Teixeira de Freitas Guimarães para o cargo de diretor de Tarifas e Estudos Econômicos e Financeiros; do advogado Maurício Eduardo Sá de Ferrante como diretor jurídico; e do geólogo José Alfredo Gomes Stratmann para a função de diretor de fiscalização.
O deputado Francisco Bührer (PSDB), presidente em exercício da Comissão de Obras Públicas, conduziu o processo. Bührer considerou o momento histórico porque marca o início da fase de implantação da nova Agência. Ele também elogiou o currículo e a experiência dos novos diretores, dizendo que eles estão credenciados para desenvolver um grande trabalho.
Modelo – “A Assembleia dá neste momento sua contribuição, através da Comissão de Obras Públicas, que tem feito um trabalho importante no sentido de monitorar o trabalho do Governo do Estado, fazendo o contraponto da sociedade”, declarou o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo, que participou do encontro de trabalho. Na avaliação de Traiano, a AGEPAR inicia seus trabalhos com uma plêiade de diretores que vão transformar a instituição num modelo para o país.
De acordo com o engenheiro Antonio José Correia Ribas, o objetivo agora é iniciar o processo de estruturação da Agência o mais rapidamente possível. Ele frisou que entre as prioridades da nova instituição está a fiscalização dos serviços de transportes de passageiros, das travessias e das rodovias concedidas.
A AGEPAR foi criada pela lei complementar nº 94/12. A indicação da diretoria, que nesta quarta-feira foi submetida à arguição pública e aprovação por voto secreto da Comissão de Obras Públicas do Poder Legislativo, é uma prerrogativa do Governo do Estado. Cada um dos membros terá um mandato de três anos. Participaram da reunião os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB), Ademir Bier (PMDB), Teruo Kato (PMDB) e Adelino Ribeiro (PSL).
Ao final da reunião, com os nomes já referendados, os diretores fizeram uma visita de cortesia ao presidente do Legislativo estadual, deputado Valdir Rossoni (PSDB).