Comissão de Turismo debate alternativas para o turismo em audiência pública Encontro realizado por videoconferência acontece na terça-feira (07) a partir das 10 horas com transmissão ao vivo pela TV Assembleia.

06/07/2020 16h02 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Representante de Foz do Iguaçu, principal destino turístico do Estado e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Soldado Fruet (PROS) conduzirá nesta terça-feira (7), a partir das 10h, uma audiência pública por videoconferência para debater os efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no setor do turismo e possíveis ações emergenciais. Além de membros do grupo temático da Casa de Leis, confirmaram presença no debate virtual representantes do Governo do Estado, de diversas entidades de classe setoriais e categorias profissionais ligadas ao segmento. A audiência online será transmitida ao vivo pela TV Assembleia no canal aberto 20.2 e canal 16 da Claro/Net, além das redes sociais do Legislativo.

“Desde o início da pandemia, tenho acompanhado de perto, e com muita preocupação, os prejuízos que a crise decorrente da Covid-19 trouxe a todos que dependem do turismo para sua sobrevivência”, explica o Soldado Fruet. "Muitos trabalhadores do setor, como os autônomos que atuam como guias de turismo, perderam sua única fonte de renda e estão com dificuldades para suprir necessidades básicas, já que não tiveram acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal”, relata o presidente da Comissão de Turismo, que já apresentou propostas para socorrer financeiramente os profissionais do setor. Segundo o deputado, a audiência debaterá o cenário atual e as perspectivas e coletará sugestões para ajudar na retomada do turismo.

Pela Paraná Turismo, autarquia responsável pela política estadual de turismo, participarão o presidente João Jacob Mehl e o diretor de marketing Aldo Carvalho. A Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) será representada pelo proprietário da Pousada Tropeira, na Lapa, e da operadora Tropeiro Urbano, Márcio Assad. Em nome de entidades estaduais, estão previstas ainda as falas do presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná (Sindegtur) e vice-presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Wilson Lessnau Junior; e do vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha), Jonel Chede.

Dirigentes de entidades de classe de Foz do Iguaçu também estarão presentes, como o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhoteis), Neuso Rafagnin; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli; o guia de turismo e diretor secretário da Liga Independente de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), Alexandre Barbosa; e o presidente da Associação de Motoristas por Aplicativo de Foz do Iguaçu (Amafi), Geronimo José dos Santos Centurion.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação