Conciclo quer incentivar uso da bicicleta como meio de transporte Programação da Semana Nacional de Trânsito na Alep é encerrada com palestra sobre o uso do modal com foco na cidadania, turismo e esporte, infraestrutura e economia.

23/09/2019 11h55 | por Vanderson Luiz
O Coronel Mauro Celso Monteiro, diretor operacional do Detran Paraná e presidente do Conciclo, encerrou a programação da Semana Nacional de Trânsito na Alep.

O Coronel Mauro Celso Monteiro, diretor operacional do Detran Paraná e presidente do Conciclo, encerrou a programação da Semana Nacional de Trânsito na Alep.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O Coronel Mauro Celso Monteiro, diretor operacional do Detran Paraná e presidente do Conciclo, encerrou a programação da Semana Nacional de Trânsito na Alep.

Desde que foi reativado e atualizado em maio deste ano, o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), órgão consultivo e deliberativo do Programa Paranaense de Ciclomobilidade (Cicloparaná), passou a trabalhar com quatro eixos para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte: cidadania, turismo e esporte, infraestrutura e economia.

Para detalhar esse planejamento, o Coronel Mauro Celso Monteiro, diretor operacional do Detran Paraná e presidente do Conciclo, fechou, nesta segunda-feira, a programação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em comemoração à Semana Nacional de Trânsito.

“Nossa meta principal é de que haja mais culturas e mais estratégicas dentro dos municípios, das empresas públicas e privadas, para que a bicicleta seja utilizada como meio de transporte, não só no trabalho, mas na questão escolar, lazer, esporte e, assim, nossa população possa obter uma forma de ganho de qualidade de vida e também de exercício de sua cidadania”, afirmou o palestrante. “Queremos, cada vez mais, fomentar ações, trabalhar constantemente para que cada ação, seja do governo ou seja das empresas, tenha o foco voltado para a bicicleta”.

O Conciclo trabalha para apresentar ao governo do Estado, um estudo sobre incentivos fiscais para indústrias de bicicletas que se instalarem no Estado e para as indústrias/empresas que investirem no uso deste veículo entre os seus colaboradores.

O Conselho também quer vencer uma diferença que existe entre Curitiba, a Capital do Estado, e os municípios do interior. “Ainda falta muito no interior no que diz respeito à estrutura para bicicletas. Isso porque muitas cidades estão desenvolvendo o seu Plano Diretor e de Mobilidade Urbana. E tudo isso tem de ter um papel muito presente do Estado, que é o responsável por aprovar projetos, fazer financiamentos e prover assessoramento técnico, já que temos profissionais capacitados que podem inserir a ciclomobilidade e auxiliar os municípios”, ressaltou.

O Coronel Mauro observa ainda que os municípios podem criar gerador de receita e emprego com a implantação de rotas de turismo para bicicletas. Citou, por exemplo, algumas atividades que já são desenvolvidas em Antonina e a ciclovia que ligará Cascavel a Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. E o estado dispõe de muitos atrativos naturais que podem servir de chamariz para incentivar o cicloturismo, que está se tornando realidade em vários municípios.

A Assembleia Legislativa do Paraná já enxergou esse potencial e trabalha para incentivar políticas públicas nesse sentido. Em março deste ano uma audiência pública foi realizada para discutir o cicloturismo no Paraná e também elaborou dois projetos de lei, o 256/2019 (Deputado Goura) e o 295/2019 (Deputados Paulo Litro e Goura) para incentivar o turismo e políticas de mobilidade sustentável e incentivo ao uso da bicicleta.

Como o Conciclo está ligado ao Detran Paraná, o órgão quer aproveitar a estrutura existente em 100 municípios do Estado, onde estão instaladas suas Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para fomentar a divulgação de ações voltadas ao uso da “magrela”. “Nós temos que criar uma consciência urbana, dividir os meios de transporte e dar prioridade para o uso de ônibus e de bicicleta, torná-lo mais humano e respeitoso”.

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