Conferência da Unale começa nesta quarta-feira (9) em Gramado debatendo "Os desafios de um novo Brasil" Evento contará com mais de 1.500 participantes do Brasil e dos países vizinhos, entre parlamentares, prefeitos, governadores e presidenciáveis.

09/05/2018 15h15 | por Sandra C. Pacheco e Luiz Alberto Pena
Unale.

Unale.Créditos: Arte: Vinícius Leme / Alep

Unale.

A XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, será aberta na noite desta quarta-feira (9), às 20 horas, em Gramado, com o objetivo de debater “Os desafios de um novo Brasil” – tema central do evento. Mais de 1.500 participantes dos diferentes estados brasileiros e dos países vizinhos estão sendo aguardados na cidade gaúcha, para uma intensa programação que se prolongará até sexta-feira (11).

Gestão e controle dos gastos públicos, governança, panorama político nacional, democracia nas mídias sociais, fake news, eleições 2018, paradiplomacia, novas regras eleitorais, além de painéis sobre saúde e juventude, estão entre os assuntos que serão abordados nos diversos painéis programados pelos organizadores do encontro. As discussões começam antes mesmo da abertura oficial da conferência, com painéis preparatórios ao longo deste dia e que privilegiam questões como o engajamento da juventude na política e o papel dos Estados e entes regionais na chamada paradiplomacia, mercê da crescente “internacionalização” dos governos locais, em processos de diplomacia praticamente “autônoma” em relação ao governo central do país.

Na quinta-feira (10) os trabalhos recomeçam discutindo o tema da gestão e do controle dos gastos públicos, e particularmente dos gastos públicos nas Casas Legislativas, com painelistas como o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU); do presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Iradir Pietroski; e da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. No período da tarde ganham especial destaque debates sobre o atual panorama político nacional, com participação de presidenciáveis como Álvaro Dias, Ciro Gomes, Manuela D’Ávila e Henrique Meirelles.

Na sexta-feira (11) a programação prossegue debatendo as eleições de 2018 e as novas regras que balizarão o processo, com participação do ministro do TSE Henrique Neves (2012/17) e o ex-presidente da OAB Marcus Vinicius Coelho. A democracia nas mídias sociais e as fake news serão abordados na sequência, com participação do professor e ativista da Web Gil Giardelli e do jurista do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral Marcelo Weick Pogliese. No período da tarde acontece o I Simpósio Nacional da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia e, em paralelo, o II Seminário Nacional sobre instalações de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteiras. A posse da nova Diretoria da Unale para o biênio 2018/2019 encerra a Conferência, às 20 horas.

Marco histórico de Foz – A conferência nacional anterior da Unale aconteceu em junho de 2017, em Foz do Iguaçu, em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Participaram do evento na ocasião cerca de 1.800 pessoas, entre autoridades de todo o País, governadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, além de prefeitos e vereadores de países vizinhos. O tema das discussões foi então “O Brasil e suas Reformas”, que avaliou o impacto em relação às reformas política, previdenciária e trabalhista. A Comissão Organizadora foi presidida pelo deputado paranaense Ademir Bier (PSD).

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), como anfitrião daquele encontro, destacou naquela oportunidade que o Paraná tinha e tem muito a mostrar, servindo de referência nas gestões tanto do Executivo quanto do Legislativo: “A importância vai muito além deste momento, porque estamos oportunizando ao Brasil conhecer as experiências do Paraná, tanto da própria Assembleia Legislativa quanto do Governo do Estado. Portanto, é a oportunidade para que todos os legisladores venham buscar aqui um aprendizado para implementar em seus estados”.