(Descrição do áudio))
Na véspera do aniversário de 323 anos de Curitiba, o fotógrafo Nani Góis, lançou, no começo da noite desta segunda-feira (28) o livro “Curitiba: Visões”. Uma coletânea de 70 textos, pequenas crônicas com o olhar de cada um dos autores sobre a capital do Paraná. Muitos vindos de outras cidades, de outros estados até, que adotaram Curitiba. Caso do jornalista Pedro Ribeiro, que trabalhou ao lado de Nani e só tem elogios para o fotógrafo.
(Sonora)
Assim como Pedro, muitos jornalistas escreveram para a publicação, mas os autores são de áreas das mais variadas: artistas, escritores, empresários, arquitetos e políticos, muitos políticos. O prefácio é do ex-governador Jaime Lerner. E bem no meio do livro, está uma crônica do governador Beto Richa, que ele deu o nome de “A Curitiba que me Encanta”. E Beto fez questão de prestigiar Nani no lançamento.
(Sonora)
O livro, que foi pensado há mais de dez anos, reúne fotos do acervo pessoal de Nani, ilustrando os textos. E traz também curiosidades. Uma delas contada durante o lançamento por Gerhard Fajar, que ajudou Nani a organizar a publicação.
(Sobe som)
Nani conta que foi graças à Lei Municipal de Incentivo a Cultura, da prefeitura de Curitiba, com recursos da Universidade Positivo, que conseguiu tirar a publicação da cabeça e do papel, mas que valeu a pena esperar tanto tempo.
(Sonora)
O Espaço Cultural da Assembleia lotou de convidados para a festa. A maioria dos deputados compareceu. Amigos, familiares de Nani. O presidente Ademar Traiano, que teve a iniciativa de promover o lançamento na casa, disse, em seu discurso, que a homenagem a Nani se estende a cada um dos servidores.
(Sobe som discurso)
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.