Deputado Artagão Junior (pmdb)

24/11/2009 08h07 | por Edson Junior / 41 8411-2799 / artagaojunior.com.br
Uma vitória importante para quem está na fila de espera pela doação de medula óssea. A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao Projeto de Lei 528/08, de autoria do deputado Artagão Junior, e que institui em todo o Estado a Semana de Conscientização do Doador de Medula Óssea.O presidente da Comissão, deputado Ney Leprevost, elogiou a proposta apresentada pelo deputado Artagão Junior: “Esse procedimento não é muito divulgado e muitos deixam de ajudar por falta de informação. Orientar a população pode aumentar o número de doadores e salvar a vida de pacientes que sofrem na fila de espera”, justificou o parlamentar. Para se ter uma ideia da necessidade de novos doadores, a chance de um paciente encontrar um doador compatível é de uma em um milhão. De 2000 até dezembro de 2005 foram realizados apenas 71 transplantes com doadores cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).No Paraná existem 17 Centros de Hematologia Hemoterapia e do Paraná (Hemepar), onde as pessoas podem se cadastrar. Para isso, basta doar 10 mililitros de sangue, que segue para tipagem genética. Para tornar-se doador, basta ter entre 18 e 55 anos, apresentar um documento de identidade e colher uma pequena amostra de sangue. O transplante de medula óssea é a última chance de tratamento para milhares de pessoas que sofrem de câncer e outras doenças do sangue.Encontro em Guarapuava reúne lideranças políticas e educacionais do município“Guarapuava tem um representante à altura das expectativas de seus cidadãos”. A opinião é compartilhada por diversas lideranças políticas do município, que têm no deputado estadual Artagão Junior, a certeza de grandes realizações. A constatação ficou evidente no último final de semana, durante encontro realizado no município com a presença do parlamentar.A reunião aconteceu na última quinta-feira (19) na Associação dos Saneparianos de Guarapuava. Além de Artagão Junior e de lideranças políticas, participaram do encontro, os diretores, vice diretores dos Colégios Estaduais de Guarapuava e trabalhadores do Núcleo Regional de Educação. Artagão Junior aproveitou a oportunidade para falar informalmente a respeito do trabalho realizado no município e agradeceu o empenho de todos em favor da educação.De maneira especial, o deputado parabenizou a direção do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, pelo aniversário de 30 anos, comemorado na semana passada. Artagão lembrou a importante contribuição dos professores e funcionários, ressaltando a participação da diretora Marli Lobregati e da vice Luciane Maciel. “Conheço o trabalho realizado no Colégio Ana Vanda e tenho certeza de que para todos que ali estudam é um grande privilégio. Parabéns à direção, aos funcionários e aos alunos”, frisou.