Deputado Cobra Repórter destaca que a Semana Detox Digital Paraná já vai começar

07/10/2022 11h13 | por Assessoria parlamentar
Deputado Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), da Assembleia Legislativa do Paraná.

“Sou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná. Sou autor do projeto que deu origem à Lei Estadual Detox Digital Paraná, que foi apresentado durante um seminário da Comissão em 2019, na Assembleia. A lei instituiu a Semana Detox Digital Paraná, que é realizada anualmente de segunda a domingo, integrando o dia 10 de outubro que é o Dia Mundial da Saúde Mental”, ressaltou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

O deputado explicou que é uma forma de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital. O objetivo da Semana Detox Digital é disseminar a conscientização para a boa utilização do meio ambiente digital com prevenção contra os malefícios da utilização indevida de hardwares e softwares.

Nesta segunda-feira, 10 de outubro, é o “Dia D” da Semana Detox Digital, no qual as pessoas são desafiadas a ficar 24 horas sem tecnologia, realizando atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas, passeios, entre outros. 

O deputado destacou que a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é evitar a exposição de crianças de menos de 2 anos às telas e também limitar o uso entre crianças de 2 a 5 anos a no máximo uma hora por dia. O presidente da Criai alertou também para as mudanças de comportamento devido ao uso excessivo de telas por crianças como problemas de socialização, irritabilidade e insônia.

Ele destacou ainda que o acesso aos dispositivos móveis se tornou mais frequente em razão da pandemia do novo coronavírus. “Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Primeiríssima Infância, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, cresceu em torno de 40% a frequência diária do uso de TVs ou dispositivos eletrônicos pelas crianças”, alertou o deputado Cobra Repórter.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação