Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Goura (PDT) debate projeto para transformar linhas férreas desativadas em trilhas de cicloturismo em Maringá

A proposta do deputado estadual Goura (PDT) foi discutida na última sexta-feira (16) na Câmara Municipal de Maringá.
A proposta do deputado estadual Goura (PDT) foi discutida na última sexta-feira (16) na Câmara Municipal de Maringá. Créditos: Ivo Reck

Já imaginou utilizar ferrovias desativadas como rotas de cicloturismo? Essa é a proposta do deputado estadual Goura (PDT) que foi discutida na última sexta-feira (16) na Câmara Municipal de Maringá. A ideia é criar uma rota junto à linha férrea, interligando vários municípios, para fomentar, além do cicloturismo, o turismo de natureza e o turismo rural.

O projeto foi batizado de “Trilha nos Trilhos” e visa a implantação de um corredor sustentável de cicloturismo, aproveitando o trecho de 87 quilômetros da malha ferroviária, desativada desde 1994, para conectar os municípios de Maringá, Paiçandu, Dr. Camargo, Jussara e Cianorte.

“É um ramal não utilizado, que a rede ferroviária não tem perspectiva de utilização e que apresenta ao ciclista o trajeto mais favorável em termos de topografia porque a linha férrea passa sempre pelo caminho mais tranquilo em termos de subidas e descidas”, explicou Goura.

O deputado ressalta ainda que já existem muitos grupos de ciclistas que já praticam esse tipo de atividade na região, principalmente nos finais de semana. “Pode ser a oportunidade para criarmos um eixo de turismo de bicicleta, de natureza, de turismo rural muito forte”, disse.  

Goura lembrou ainda que a concessão da rede ferroviária termina em 2026 e, por isso, é importante avançar nessa discussão para que o projeto seja contemplado na próxima concessão. “Então avançar nessa discussão agora é algo bem importante e bem estratégico”, observou.

Além do deputado Goura, participaram da reunião a vereadora Professora Ana Lúcia (PDT), que abriu a Câmara Municipal para a discussão, representantes da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná, demais vereadoras e vereadores, secretários municipais e diretorias das prefeituras envolvidas no projeto.

A proposta de transformar trilhos desativados em trilhas de cicloturismo sustentáveis começou a ser articulada pelo deputado Goura em agosto de 2024. Desde então, o deputado já iniciou diálogos com o Governo do Paraná através da Secretaria Estadual de Turismo, com a concessionária Rumo, que administra o trecho da ferrovia inativa, com o DNIT e com entidades ligadas ao cicloturismo no estado.

Poluição sonora

Também no dia 16, às 19h, o deputado Goura participou da audiência pública sobre Ruído Urbano na Universidade Estadual de Maringá. O objetivo foi discutir soluções de redução dos ruídos urbanos e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

A iniciativa faz parte do Projeto de Lei 600/2024, de autoria do deputado Goura, que visa controlar os ruídos que prejudicam a saúde e o bem-estar das pessoas, com medidas como: definição de limites de ruído baseados na OMS; incentivo ao uso de transportes mais silenciosos, criação de áreas de conforto acústico nas cidades e campanhas de conscientização e educação ambiental.

“A gente está falando de atividades que criam um desconforto, o que também está previsto na perspectiva de a gente construir cidades com mais qualidade de vida. Muitas pessoas relatam dificuldades por conta dos ruídos, seja de trânsito, seja de atividades industriais. Esse tema chegou para nós por entidades, por pesquisadores e pesquisadoras que atuam nessa temática e que tem por objetivo a promoção do direito a cidades limpas, sustentáveis e livres da poluição sonora”, afirmou Goura em entrevista à Rádio CBN Maringá.

Sessão Itinerante

Vale destacar que no dia 15 à noite o deputado estadual Goura participou da Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizada no Parque de Exposições, onde fez a entrega de Menções Honrosas para Vaca Louca Café (Carlos Alberto Ribeiro Tostes e Paulo Sérgio Campi); ⁠Gislaine Gonçalves (Mãe Gi) e Casa Mariabás; ⁠Associação Semear (Michel Henrique Timóteo Moreno); ⁠Maria Glória Poltronieri Borges (in memoriam), e Leonna Moriale, mulher trans e ativista LGBTQIAPN+.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação