Deputado Ney Leprevost (União) protocola projeto de política estadual de desenvolvimento urbano e socioeconômico de favelas

11/05/2023 14h46 | por Assessoria Parlamentar

“Precisamos levar a estas comunidades Dignidade, Desenvolvimento e Digitalização para aproveitar o potencial criativo que está submerso dentro das favelas e que pode gerar uma expansão econômica com consequente aumento de renda e empregos para tirar as pessoas da faixa de pobreza”, afirma Ney.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O projeto Favelas 3 D que está sendo implantado pelo governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, em parceria com o Instituto Gerando Falcões, inspirou o deputado Ney Leprevost (PSD) a propor iniciativa semelhante no Paraná.

Segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas, em um total de 6,6 milhões de domicílios. A região sudeste concentra o maior porcentual do país com (55,5%). A favela mais populosa é a Sol Nascente, que fica em Brasília, com 87.184 moradores. A Rocinha ficou em segundo lugar com 67.199 moradores. Em terceiro ficou, Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, em Manaus, com 55.361 pessoas.

No Paraná, os dados são ultrapassados, o Censo Demográfico 2010 mapeou 308 dessas áreas precárias, caracterizadas pela ausência de serviços públicos e infraestrutura, em 14 municípios, onde vivem 217 mil pessoas, 75% delas em Curitiba. É bem possível que este número tenha mais do que dobrado até os dias atuais.

Preocupado em combater os desafios enfrentados por essas comunidades, o deputado Ney Leprevost, tendo como co-autores o deputado Delegado Jocovós (PL) e a deputada Mabel Canto, protocolou na Assembleia Legislativa, projeto de Lei que cria a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano e Socioeconômico de Favelas, inspirado no Projeto Favela 3D desenvolvido pelo Instituto Gerando Falcões que busca o desenvolvimento humano integral e a promoção da cidadania,através de tecnologias inovadoras em equipamentos, moradia e estrutura comunitária transformando as favelas em espaços dignos para os moradores.

O objetivo do projeto é proporcionar moradia digna, urbanismo, geração de renda, além de desenvolvimento social e digital para os moradores dessas comunidades.

“A desigualdade social é reflexo da falta de oportunidades na favela. Pretendemos através deste projeto, dar força legal para o Governo do Estado e os municípios estabelecerem um aparato para que ações realizadas em prol do desenvolvimento urbano e socioeconômico das favelas se tornem política de estado permanente”, afirmou Ney.