Deputado Péricles de Mello (pt)

07/10/2008 18h22 | por Luis Otávio Dias / 41 9621-2141 / 3350-4250
Advogados que representam a Coligação Curiúva para Todos (PT – PDT – PSC - PTB) denunciaram irregularidades nas eleições para a Prefeitura de Curiúva realizada no último dia 5 de outubro. O fato foi levado ao plenário da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira, dia 7, pelo Líder do PT na Casa, deputado Péricles de Mello. De acordo com a denúncia, eleitores tiveram dificuldades de votar nos candidatos de suas preferências, por divergências entre o número que digitavam e o que aparecia na urna eletrônica. Parte da população também está sofrendo represália para não aderir a um abaixo-assinado de iniciativa da coligação do candidato a prefeito, Dirceu Bucco (PT), que saiu derrotado, pedindo a anulação do resultado e a realização de uma nova eleição. Do plenário, Péricles relatou que, de acordo com informações de representantes da Coligação Curiúva para Todos, eleitores que estão denunciando as irregularidades no pleito eleitoral, estão sofrendo ameaças por parte de integrantes da coligação do candidato reeleito, Márcio Mainardes (PMDB).Dezenas de eleitores preferiram registrar denúncia em cartório no município vizinho de Sapopema. A denúncia ainda atesta que no Cartório de Registro Civil de Curiúva trabalham como Escrivão Juramentado, o primo do prefeito reeleito, e a Tabeliã é mãe do advogado da coligação vencedora nas eleições. “Fato que deixou os eleitores apreensivos e constrangidos de efetuar a denúncia no local”, disse Péricles. O ônibus que levou os eleitores até Sapopema também foi acompanhado por policiais militares que permaneceram próximos ao cartório do município vizinho, deixando, segundo a denúncia, os eleitores constrangidos.Entre as denúncias feitas, está a de um eleitor que disse que ao digitar o número 13 para prefeito, apareceu o número 15. Outro declarante contou que ao digitar o número do candidato a vereador, não apareceu a foto do mesmo. As denúncias foram registradas no Cartório de Registro Civil de Sapopema. “Os eleitores partidários ao candidato do PT, em Curiúva, continuam sendo ameaçados na rua para não aderirem ao abaixo-assinado pedindo a anulação das eleições. O documento que precisa de 2.000 assinaturas, já colheu 1.200”, frisou o deputado, com base nas informações que recebeu. Por meio de ofício, encaminhado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, Péricles relatou o que vem acontecendo em Curiúva ao Secretário Luiz Fernando Delazari, e pediu mais proteção à população. Também indagou ao governo do estado e ao poder judiciário que faça uma análise e uma auditoria do processo eleitoral.Conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral, o candidato Márcio Mainardes (PMDB) venceu a eleição com 4.411 votos (51,55%) contra 4.145 votos do candidato Dirceu Bucco do PT (48,45%).