Deputado questiona se Fundo de Turismo está nos planos do Governo

21/07/2020 16h53 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS).

Deputado Soldado Fruet (PROS).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Soldado Fruet (PROS).

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Soldado Fruet (PROS), protocolou nesta terça-feira (21) um pedido de informações ao secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, questionando se o Governo do Estado tem algum estudo ou projeto para criação do Fundo Paranaense de Turismo (Funtur). Segundo o parlamentar, o motivo do requerimento é a revogação do grupo de trabalho voltado ao estudo e planejamento para criação do Funtur.

No requerimento, o deputado pergunta quais foram os resultados dos trabalhos realizados pelo grupo instituído pelo Decreto nº 10.216, de 25 de junho de 2018, e qual o motivo que levou o Poder Executivo Estadual a revogá-lo por meio do Decreto nº 4.168, de 3 de março de 2020. O presidente da Comissão de Turismo indaga ao secretário se o Estado ainda tem intenção de criar um fundo para o turismo. Em caso positivo, quer saber qual será seu objeto e finalidade e o prazo estimado para sua implementação.

O deputado lembra que o grupo de trabalho foi anunciado pela então governadora Cida Borghetti, na abertura do 13º Festival das Cataratas, em 20 de junho de 2018, perante várias autoridades municipais, estaduais e federais. Porém, o decreto editado pelo atual governador Carlos Massa Ratinho Junior em março deste ano revogou diversas normas anteriores que, em sua visão, eram desnecessárias, inclusive a que instituiu o grupo formado para discutir a viabilidade de implantação do Funtur, sem que houvesse aparente conclusão dos trabalhos ou constituição do fundo. 

“Até o momento, não existe um fundo estadual que garanta os direitos dos trabalhadores e empresários do turismo, deixando a classe sem apoio algum, principalmente agora na pandemia, onde o setor teve a maior crise de sua história”, destaca o deputado Soldado Fruet. Na audiência pública organizada pelo presidente da Comissão de Turismo no último dia 7 de julho, para debater os efeitos da pandemia no setor, o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, defendeu a criação do fundo estadual para alavancar o potencial turístico dos municípios. "A gente vê muita ajuda para a agricultura e não vê para o turismo", declarou ele, em entrevista divulgada no último domingo (19) pela Gazeta do Povo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo

Notícias Relacionadas

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação