Deputado vai encaminhar na Assembleia Legislativa criação da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar

02/06/2021 17h30 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa.

Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa.

O deputado Goura (PDT) apoiou de imediato a proposta de criação da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar na Assembleia Legislativa do Paraná feita, nesta terça-feira (1), durante a reunião remota ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).

Goura foi convidado a participar para falar sobre “Meio Ambiente e a Produção Sustentável de Alimentos” aos conselheiros do Consea-PR, que é um órgão de assessoramento que tem como objetivo propor ao Governo do Paraná diretrizes e prioridades da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Paraná.

A sugestão para que o deputado Goura encaminhe a formação desta  Frente Parlamentar aconteceu quando ele falava sobre a importância de o governo reconhecer a importância da agricultura urbana, da agroecologia e da agricultura familiar na promoção da segurança alimentar e nutricional.

A vice-presidente do Consea-PR, Maria Isabel Côrrea, aproveitou a oportunidade e perguntou ao deputado sobre o que ele achava da criação de uma Frente Parlamentar da Segurança Alimentar na Assembleia. “O senhor apoiaria esta ideia”, questionou ela.

“Sim. Vou encaminhar. E peço que o Consea-PR notifique todos os deputados  sobre a sugestão de criação da Frente. Também, como presidente da Comissão de Meio Ambiente, apoio e vou reforçar a efetivação desta proposta”, disse Goura.

Adesão ao Sisan Estadual - Outro tema da reunião foi sobre o Termo de Cooperação firmado entre o Ministério Público do Paraná e o Consea-PR para auxiliar que o Consea-PR efetive a adesão dos municípios paranaenses ao Sistema Estadual de Segurança Alimentar, estabelecido pela Lei n° 16565/2010 e ao qual o Governo do Paraná aderiu ao Sisan Nacional.

“A Assembleia Legislativa também pode auxiliar o Consea-PR na implementação do Sisan nos municípios”, disse o deputado Goura. “Vamos colaborar com isso por meio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. Efetivar o sistema de segurança alimentar é fundamental”, disse Goura.

O procurador de justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos (CAOPJDH) falou sobre como vai funcionar este termo de cooperação entre o MP-PR e o Consea-PR no auxílio à adesão ao Sisan Estadual.

Durante a sua apresentação Goura lembrou aos conselheiros que nesta questão do meio ambiente e produção sustentável de alimentos dois projetos de lei que tramitam na Assembleia merecem destaque. “O que mais compromete o meio ambiente e a sustentabilidade da produção agrícola são os agrotóxicos”, alertou.

“Destaco, primeiro, o PL 116/2021, que regulamenta o uso e aplicação de agrotóxicos no Estado do Paraná, em autoria com outros deputados. É muito importante porque disciplina a aplicação dos agrotóxicos com o objetivo de minimizar os efeitos negativos do uso desses venenos na população.”

Segundo Goura, o projeto de lei 438/2019, que propõe Curitiba e Região Metropolitana Zona Livre de agrotóxicos,  é o mais importante e didático nesta relação entre meio ambiente e produção saudável de alimentos. “Este projeto prevê que o comércio, o consumo e o armazenamento de agrotóxicos serão restringidos gradualmente em 50% até 2025 e em 100% até 2030.”

“Nosso objetivo com esta proposta é melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, preservar os recursos hídricos e o meio ambiente e favorecer a produção orgânica e sustentável de alimentos”, explicou Goura.

“Mas qual a importância deste projeto?”, perguntou aos conselheiros. “É promover o cuidado e a recuperação do solo e dos recursos hídricos e desenvolver a produção orgânica, agroflorestal, urbana e sustentável”, disse Goura.

E completou: “também vai garantir a segurança alimentar e nutricional da população e incentivar o cooperativismo, o associativismo na produção, comercialização e distribuição dos produtos.”

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação