Deputados terão participação ativa na definição de obras estruturantes, garante Hussein Bakri Até a semana que vem, o Líder do Governo vai reunir sugestões dos parlamentares para serem incluídas no pacote de projetos para o Paraná que será elaborado pelo Executivo.

08/05/2019 16h01 | por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira (8), os deputados debateram o tema no Palácio Iguaçu com secretários do estado.Créditos: Euclides Lucas Garcia/Liderança do Governo

Na reunião ficou definido que, até a semana que vem, os deputados se reunirão em grupos regionais e encaminharão uma lista de obras ao Líder do Governo.Créditos: Euclides Lucas Garcia/Liderança do Governo

Na condição de Líder do Governo, o deputado Hussein Bakri (PSD) vai capitanear na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) a formatação de uma lista de obras que os parlamentares julgam necessárias para a infraestrutura de suas regiões. As sugestões farão parte do maior pacote de projetos estruturantes do país, que somarão de R$ 350 milhões a R$ 500 milhões somente na sua elaboração. O lançamento será feito nas próximas semanas pelo Governador Ratinho Junior (PSD).

“Os deputados estão em contato diário com os municípios e conhecem de perto as demandas de cada região. Por isso, de forma democrática, o Governo faz questão de ouvi-los neste processo. Nos próximos meses, o Paraná terá dezenas de obras em andamento que, num futuro muito próximo, vão alavancar o desenvolvimento social e econômico de todo o estado”, afirmou Hussein Bakri.

Investimentos – Na manhã desta quarta-feira (8), os deputados debateram o tema no Palácio Iguaçu com os secretários Guto Silva (Casa Civil), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento). Todos puderam apresentar as primeiras sugestões de obras que poderão fazer parte dos projetos executivos que serão elaborados na sequência. Ficou definido que, até a semana que vem, os deputados se reunirão em grupos regionais e encaminharão uma lista de obras ao Líder do Governo, que as repassará ao Palácio Iguaçu. “Num momento de crise, o Paraná fala em investimentos. O Governador Ratinho Junior quer recolocar o Estado na rota do crescimento, e os parlamentares participarão ativamente dessa retomada”, disse Hussein Bakri.

Aos deputados, Guto Silva expôs que apenas o Paraná e mais seis estados estão em condições de captar recursos junto ao Governo Federal e também via financiamentos junto a bancos nacionais e internacionais, a partir de uma capacidade de endividamento de R$ 10 bilhões. Além disso, haverá recursos do próprio Tesouro Estadual e também de Parcerias Público Privadas (PPPs). “O Governo Federal tem recursos disponíveis para os Estados em boas condições financeiras, mas faltam projetos. Por isso, faremos uma força-tarefa na elaboração desses projetos estruturantes de infraestrutura em parceria com os deputados”, explicou Guto Silva.