Deputado Hussein Bakri (PSD) destaca bom momento econômico do Paraná e projeta mais crescimento para 2024

08/03/2024 15h02 | por Assessoria Parlamentar
"Estou muito otimista para 2024, quando teremos importantes projetos sendo executados por todo o Paraná”, afirma Bakri.

"Estou muito otimista para 2024, quando teremos importantes projetos sendo executados por todo o Paraná”, afirma Bakri.Créditos: Orlando Kissner/Alep

"Estou muito otimista para 2024, quando teremos importantes projetos sendo executados por todo o Paraná”, afirma Bakri.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) comemora o bom momento vivido pelo Paraná, em especial na economia. Em 2023, o Estado teve o maior crescimento da atividade econômica do Brasil, além de atingir o maior número de paranaenses empregados da história. E, para acompanhar esse ritmo, o Governo Ratinho Junior (PSD) projeta ações e investimentos para 2024 em diversas áreas.

“O Paraná é líder nacional em saneamento; primeiro lugar do país no IDEB e Estado que mais investe orçamento em educação; número um do Brasil em sustentabilidade ambiental. E isso tudo acaba culminando no grande momento econômico que atravessamos e que efetivamente melhora a vida dos paranaenses. Estou muito otimista para 2024, quando teremos importantes projetos sendo executados por todo o Paraná”, afirma Bakri.

De 2022 para 2023, a economia do Paraná cresceu 7,8%, índice mais de três vezes superior à média nacional, que foi de 2,45%. Ano passado, o Estado ainda atingiu o maior número absoluto de pessoas ocupadas da história, com 5,95 milhões de trabalhadores.

Para fazer frente a esses números e permitir que o Paraná mantenha o crescimento, o Governo planeja ações em diversas áreas. Nesta semana, por exemplo, a Copel anunciou seu plano de investimentos para 2024, com o valor recorde de R$ 2,1 bilhões, o maior para um ano. Os recursos serão aplicados em obras de melhoria na rede de distribuição de energia em todas as regiões do Estado, como novas subestações e linhas de distribuição, instalação e substituição de transformadores, e aporte nos principais programas da companhia, como o Paraná Trifásico e o Rede Elétrica Inteligente. Além de fortalecer a rede e oferecer melhores serviços ao consumidor, as medidas vão respaldar o aumento no consumo de energia, que foi de cerca de 10% no ano passado.

Já o Instituto Água e Terra (IAT) convocou 242 profissionais aprovados em concurso público para, entre outras necessidades, agilizar de maneira qualificada o processo de licenciamento ambiental de investimentos e obras estruturantes no Estado. Os novos servidores, que serão alocados na sede do órgão em Curitiba e nos 21 núcleos regionais, vão atuar em projetos como a melhoria no sistema de esgotamento sanitário por parte da Sanepar e a requalificação das rodovias paranaenses após a retomada das concessões para a iniciativa privada. As contratações refletem o compromisso do Governo com a sustentabilidade, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação